Mundo

Irene se transforma em poderoso furacão de categoria 3 nas Bahamas

A intensidade dos ventos do fenômeno chegou a 185 km/h e é possível que continue aumentando

O primeiro furacão da temporada de ciclones do Atlântico já castigou Porto Rico, República Dominicana, Haiti e Turks e Caicos (Erika Santelices/AFP)

O primeiro furacão da temporada de ciclones do Atlântico já castigou Porto Rico, República Dominicana, Haiti e Turks e Caicos (Erika Santelices/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2012 às 16h20.

Miami - "Irene" se transformou nesta quarta-feira em um poderoso ciclone de categoria 3 depois do aumento de seus ventos a 185 km/h e é possível que continue ganhando intensidade, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

O vórtice do furacão estava às 9h (de Brasília) a 85 quilômetros do sudeste de Acklins e a 540 quilômetros ao sudeste de Nassau, nas Bahamas, em direção à costa leste dos Estados Unidos.

Este deve ser o primeiro furacão a atingir o território americano desde 2008, quando "Ike" chegou ao Texas.

Está mantido o aviso de furacão (nas próximas 36 horas) para Turks e Caicos e Bahamas.

"Irene" avançará em seguida em direção à costa leste dos Estados Unidos para dirigir-se à Carolina do Norte, onde possivelmente deve tocar a terra no sábado.

Os meteorologistas advertiram aos moradores da Flórida que embora o estado já não esteja no centro das probabilidades da passagem do furacão, serão sentidas tempestades tropicais e ventos causarão fortes ondas.

A Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema, na sigla em inglês) dos EUA advertiu na terça-feira que toda a costa leste do país deve ficar em alerta e recomendou às pessoas a prepararem-se.

A Fema informou que está trabalhando com as equipes de emergências de cada estado para analisar "com que recursos contam" e como poderiam organizar possíveis retiradas em massa de moradores.

"Irene", o primeiro furacão da temporada de ciclones do Atlântico, castigou Porto Rico, República Dominicana, Haiti e Turks e Caicos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBahamasDesastres naturaisEstados Unidos (EUA)FuracõesPaíses ricos

Mais de Mundo

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país