Mundo

Iraque retoma controle de vilarejo-natal de Saddam Hussein

Expulsão de sunitas é parte de uma campanha para retomar amplas áreas do norte e oeste do Iraque ocupadas por rebeldes

Estátua de Saddam Hussein é retirada de praça em Bagdá: três insurgentes foram mortos na batalha que durou uma hora (Goran Tomasevic/Reuters/Arquivo)

Estátua de Saddam Hussein é retirada de praça em Bagdá: três insurgentes foram mortos na batalha que durou uma hora (Goran Tomasevic/Reuters/Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2014 às 08h37.

Bagdá - O Exército iraquiano expulsou insurgentes sunitas do vilarejo-natal do falecido ditador Saddam Hussein, de acordo com a mídia estatal e a polícia, como parte de uma campanha para retomar amplas áreas do norte e oeste do Iraque ocupadas por rebeldes.

O grupo dissidente do al Qaeda que lidera a insurgência anunciou na semana passada a formação de um califado islâmico de estilo medieval, que elimina as fronteiras do Iraque e da Síria, e ameaçou avançar rumo à capital iraquiana, Bagdá, para derrubar o governo central conduzido por xiitas.

Em uma contra-ofensiva, as forças do governo e voluntários muçulmanos xiitas, apoiados por helicópteros de ataque, recapturaram o vilarejo de Awja na noite de quinta-feira, segundo a mídia estatal, a polícia e moradores locais.

Segundo as fontes, três insurgentes foram mortos na batalha que durou uma hora e a principal unidade das forças dos insurgentes fugiu de Awja no sentido sul, pela margem leste do Rio Tigre.

O Exército disse que agora controla o trecho de 50 km (30 milhas) da estrada principal que vai de norte da cidade de Samarra - localizada a 100 km ao norte de Bagdá - para Awja.

Acompanhe tudo sobre:ExércitoIraqueIslamismoSunitasXiitas

Mais de Mundo

Deixem o canal': panamenhos protestam contra Trump em frente à embaixada dos EUA

Congresso do Peru investiga escândalo por suposta rede de prostituição internacional

Torre Eiffel é evacuada devido a incêndio e curto-circuito em sistema de elevadores; veja vídeo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados