Mundo

Iraque retoma controle de vilarejo-natal de Saddam Hussein

Expulsão de sunitas é parte de uma campanha para retomar amplas áreas do norte e oeste do Iraque ocupadas por rebeldes

Estátua de Saddam Hussein é retirada de praça em Bagdá: três insurgentes foram mortos na batalha que durou uma hora (Goran Tomasevic/Reuters/Arquivo)

Estátua de Saddam Hussein é retirada de praça em Bagdá: três insurgentes foram mortos na batalha que durou uma hora (Goran Tomasevic/Reuters/Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de julho de 2014 às 08h37.

Bagdá - O Exército iraquiano expulsou insurgentes sunitas do vilarejo-natal do falecido ditador Saddam Hussein, de acordo com a mídia estatal e a polícia, como parte de uma campanha para retomar amplas áreas do norte e oeste do Iraque ocupadas por rebeldes.

O grupo dissidente do al Qaeda que lidera a insurgência anunciou na semana passada a formação de um califado islâmico de estilo medieval, que elimina as fronteiras do Iraque e da Síria, e ameaçou avançar rumo à capital iraquiana, Bagdá, para derrubar o governo central conduzido por xiitas.

Em uma contra-ofensiva, as forças do governo e voluntários muçulmanos xiitas, apoiados por helicópteros de ataque, recapturaram o vilarejo de Awja na noite de quinta-feira, segundo a mídia estatal, a polícia e moradores locais.

Segundo as fontes, três insurgentes foram mortos na batalha que durou uma hora e a principal unidade das forças dos insurgentes fugiu de Awja no sentido sul, pela margem leste do Rio Tigre.

O Exército disse que agora controla o trecho de 50 km (30 milhas) da estrada principal que vai de norte da cidade de Samarra - localizada a 100 km ao norte de Bagdá - para Awja.

Acompanhe tudo sobre:ExércitoIraqueIslamismoSunitasXiitas

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo