Mundo

Irã se diz disposto a negociar de imediato questão nuclear

ISTAMBUL (AFP) - O Irã está disposto a iniciar "imediatamente" negociações com as potências ocidentais sobre os detalhes de uma proposta de troca de combustível nuclear feita em maio, indicou neste domingo o ministro iraniano das Relações Exteriores, Manuchehr Mottaki. Mottaki indicou aos jornalistas que Teerã apresentará nesta segunda-feira à Agência Internacional de Energia Atômica […]

O chefe da diplomacia iraniana, Manuchehr Mottaki, anunciou este domingo que seu país está disposto a iniciar imediatamente negociações

O chefe da diplomacia iraniana, Manuchehr Mottaki, anunciou este domingo que seu país está disposto a iniciar imediatamente negociações

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2010 às 19h04.

ISTAMBUL (AFP) - O Irã está disposto a iniciar "imediatamente" negociações com as potências ocidentais sobre os detalhes de uma proposta de troca de combustível nuclear feita em maio, indicou neste domingo o ministro iraniano das Relações Exteriores, Manuchehr Mottaki.

Mottaki indicou aos jornalistas que Teerã apresentará nesta segunda-feira à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) as respostas às perguntas feitas pelo Grupo de Viena --composto por Estados Unidos, Rússia e França-- ao acordo firmado com Brasil e Turquia para troca de combustível.

"Amanhã, esta carta será enviada à AIEA em Viena e poderemos iniciar imediatamente as negociações sobre os detalhes da troca de combustível", afirmou.

"Todas as modalidades de troca serão determinadas por meio de negociações em Viena", acrescentou o ministro.

O Irã propôs no dia 17 de maio às grandes potências, como parte de um acordo com Brasil e Turquia de trocar em território turco 1.200 kg de seu urânio levemente enriquecido (3,5%) por 120 kg de combustível enriquecido a 20% destinado a um reator de pesquisas médicas.

Esta iniciativa foi ignorada pelas grandes potências, que votaram o reforço das sanções contra Teerã no dia 9 de junho, suspeito de querer produzir uma arma atômica.

Nesse dia, o Grupo de Viena manifestou ao diretor da AIEA, o japonês Yukiya Amano, suas reservas sobre o acordo entre iranianos, turcos e brasileiros, transmitindo também uma série de questões para que o Irã as esclarecesse.

Mottaki, que fez estas declarações em Istambul após um almoço com seus colegas de Turquia e Brasil, Ahmet Davutoglu e Celso Amorim, disse que o Irã quer que estes dois países participem das negociações (com as grandes potências), mas indicou que não se trata de uma condição.

"As negociações do Grupo de Viena com o Irã, com ou sem a presença de Turquia e Brasil, poderão começar imediatamente após um anúncio da outra parte" de sua disposição em negociar, ressaltou.

Pouco antes neste domingo, Davutoglu havia indicado que Turquia e Brasil estão dispostos a participar das conversações.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Telão da Times Square fica escuro após apagão cibernético; veja vídeo

Convenção Republicana: da Ilha da Fantasia direto para a Casa Branca

Delta e American Airlines retomam voos após apagão online global

OMS confirma detecção do vírus da poliomielite no sul e no centro de Gaza

Mais na Exame