Mundo

Irã não confirma ataque aéreo contra Estado Islâmico

Na terça-feira, o porta-voz do Pentágono afirmou que os Estados Unidos tinham informações sobre ataques que teriam sido realizados pelo Irã


	Caças F-4 iranianos: Teerã colocou à disposição do Iraque vários aviões Sukhoi Su-25
 (Behrouz Mehri/AFP)

Caças F-4 iranianos: Teerã colocou à disposição do Iraque vários aviões Sukhoi Su-25 (Behrouz Mehri/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2014 às 09h00.

Priorizar nos meus resultados Google

Teerã - O Irã não confirmou nesta quarta-feira que seus aviões bombardearam o grupo Estado Islâmico (EI) na fronteira com o Iraque, como afirmou o Pentágono.

"Não aconteceu uma mudança na política do Irã para dar apoio e conselho às autoridades iraquianas em sua luta contra o grupo Estado Islâmico", afirmou a porta-voz da diplomacia iraniana, Marzieh Afkham.

"Não confirmo as informações sobre uma cooperação militar (com o Iraque). Nós damos apoio militar e conselho de acordo com as normas internacionais", completou a funcionária ao responder uma pergunta sobre supostos bombardeios.

Na terça-feira, o porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby, afirmou que os Estados Unidos tinham informações sobre "ataques aéreos com aviões F-4 Phantoms nos últimos dias", que teriam sido realizados pelo Irã.

As declarações foram feitas depois que o canal Al-Jazeera exibiu imagens de aviões parecidos com os caças F-4, similares aos utilizados pela Força Aérea iraniana.

Os aviões atacavam alvos na província de Diyala, perto da fronteira com o Irã.

Teerã colocou à disposição do Iraque vários aviões Sukhoi Su-25. De acordo com informações não confirmadas, pilotos iranianos estão comandando as aeronaves.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)IraqueEstado IslâmicoIrã - PaísIslamismo

Mais de Mundo

Trump e família vão ser investigados com Congresso democrata, diz Maurício Moura

Novas ameaças de bomba atingem voos em Portugal, Bulgária e República Tcheca

Mesmo após renúncia, Peña terá de responder a impeachment e três investigações sobre o Ueno Bank

Marco Rubio nega saída do governo Trump após derrota republicana nos EUA