Mundo

Irã leva adiante usina nuclear que preocupa Ocidente

O Irã transferiu o recipiente do reator, capaz de abrigar o combustível nuclear - para a usina de água pesada próxima à cidade de Arak mas ainda não o instalou


	"Isso certamente significa que houve progresso", disse um diplomata familiarizado com o programa nuclear iraniano
 (REUTERS/ Joshua Lott)

"Isso certamente significa que houve progresso", disse um diplomata familiarizado com o programa nuclear iraniano (REUTERS/ Joshua Lott)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2013 às 18h43.

Viena - O Irã está levando adiante a construção de um reator de pesquisas que, segundo especialistas ocidentais, pode oferecer uma forma alternativa de produção da matéria-prima necessária a uma eventual bomba atômica, afirmou um relatório da ONU divulgado nesta quarta-feira.

O Irã transferiu o recipiente do reator, capaz de abrigar o combustível nuclear - para a usina de água pesada próxima à cidade de Arak (centro), mas ainda não o instalou, segundo relatório entregue pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA, um órgão da ONU) aos países membros.

"Isso certamente significa que houve progresso", disse um diplomata familiarizado com o programa nuclear iraniano, acrescentando que vários outros componentes importantes do reator, incluindo os equipamentos da sala de controle, ainda não foram instalados.

Um porta-voz do Departamento de Estado dos EUA disse que o Irã está em "descumprimento das suas obrigações nucleares internacionais" e que o relatório da AIEA representa "um lamentável marco a respeito das atividades nucleares ilícitas do Irã".

As preocupações ocidentais dizem respeito principalmente às usinas iranianas de enriquecimento de urânio em Natanz e Fordow, já que esse material, dependendo do grau de pureza, pode servir de matéria-prima para armas nucleares. Teerã diz que seu programa nuclear é exclusivamente pacífico.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaIrã - PaísONU

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA