Mundo

Irã lança mais de 100 drones em resposta a ataque, diz Israel

Após um ataque israelense contra Teerã, a capital do Irã, forças iranianas lançam drones em direção a Israel; tensão no Oriente Médio atinge novos níveis

Irã: ataque de Israel contra a capital iraniana na madrugada desta sexta-feira, 13

Irã: ataque de Israel contra a capital iraniana na madrugada desta sexta-feira, 13

Publicado em 13 de junho de 2025 às 05h55.

Tudo sobreOriente Médio
Saiba mais

Após Israel realizar um ataque massivo contra a capital do Irã, Teerã, nesta sexta-feira, 13, as forças iranianas lançaram mais de 100 drones em direção a Israel. A informação foi confirmada pelo porta-voz das Forças Armadas de Israel, Effie Defrin, intensificando a tensão no Oriente Médio.

O ataque israelense aconteceu em meio ao crescente impasse sobre o programa nuclear iraniano, com o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, prometendo "punição severa" contra Israel, o que alimentou ainda mais o clima de conflito. Como resposta imediata, o Irã lançou uma série de drones em direção a território israelense.

Israel, por sua vez, relatou que conseguiu interceptar diversos desses drones antes que causassem danos. No entanto, a situação tomou proporções internacionais quando o governo do Iraque informou que pelo menos 100 drones iranianos cruzaram seu espaço aéreo. A Jordânia também se pronunciou, afirmando que suas forças aéreas e sistemas de defesa haviam interceptado vários mísseis e drones que entraram em seu território.

"Todos os sistemas de defesa estão atuando para interceptar as ameaças", afirmou Defrin, destacando a prontidão das forças israelenses diante da escalada. Como medida de segurança, Israel, o Iraque, o Irã e a Jordânia decidiram fechar seus respectivos espaços aéreos, proibindo todos os voos comerciais e militares.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasIsraelOriente Médio

Mais de Mundo

‘Lamento que meu país tenha considerado se opor ao Mercosul’, diz chefe do banco central da França

Sindicato argentino convoca greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Trump critica acordo climático entre Reino Unido e governador da Califórnia e eleva tensão política

UE participará de reunião do Conselho de Paz de Trump sem se tornar membro