Mundo

Irã irá reabrir embaixada na Arábia Saudita, sete anos após quebra de laços

Ministério de Relações Exteriores do Irã disse que entre terça-feira e quarta-feira desta semana irá reabrir a embaixada na capital saudita Riad

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 5 de junho de 2023 às 12h04.

O Irã irá reabrir sua embaixada na Arábia Saudita nesta semana, restabelecendo as relações diplomáticas depois de uma ruptura de sete anos. O Ministério de Relações Exteriores do Irã disse que entre terça-feira e quarta-feira desta semana irá reabrir a embaixada na capital saudita Riad, o consulado em Yida e o escritório do representante permanente da Organização de Cooperação Islâmica, informou a mídia estatal iraniana.

Em março, o Irã e a Arábia Saudita concordaram em restabelecer as relações diplomáticas por meio de mediação chinesa, o que representou um passo histórico na região.

Laços foram quebrados em 2016

A Arábia Saudita quebrou os laços com Irã em 2016, logo depois que manifestantes invadiram as sedes diplomática em Teerã e na cidade de Mashhad, no nordeste do país, protestando contra a execução de um clérigo xiita e de outras 46 pessoas na Arábia Saudita.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani, acrescentou que a embaixada iraniana em Riad e o consulado em Jeddah já estão funcionando e estão ajudando muçulmanos a fazer a peregrinação Hajj, que começa no final de junho.

Acompanhe tudo sobre:IrãArábia Saudita

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado