Irã fecha fronteiras com Curdistão iraquiano por referendo
A decisão foi tomada a pedido do Governo do Iraque em represália ao referendo independentista realizado pela região
EFE
Publicado em 25 de setembro de 2017 às 10h20.
Teerã - O Irã anunciou nesta segunda-feira o fechamento das fronteiras terrestres e aéreas com o Curdistão iraquiano, em represália pelo referendo de independência que está sendo realizado hoje na região autônoma.
A decisão foi tomada a pedido do Governo do Iraque , conforme divulgou o porta-voz do Ministério de Exteriores iraniano, Bahram Qasemi, em sua coletiva de imprensa semanal.
"Fechamos tanto as nossas fronteiras terrestres como aéreas", detalhou o porta-voz, que chamou de "ilegal" a consulta de autodeterminação curda.
As autoridades iranianas já anunciaram ontem o fechamento do espaço aéreo com a suspensão de todos os voos com destino ou origem ao Curdistão. Mais cedo, a Turquia também já havia anunciado o fechamento das fronteiras terrestres.
"O Irã se opõe a qualquer movimento contrário à unidade nacional do Iraque", declarou o presidente iraniano, Hasan Rohani, após ter conversar por telefone com o premier iraquiano, Haidar al Abadi, e com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, ontem à noite.