Mundo

Irã espera que negociação leve a fim de impasse nuclear

Negociações sobre o programa nuclear do Irã, que começam em Genebra na terça-feira, serão as primeiras desde a eleição do presidente Hassan Rohani


	Ministro das Relações Exteriores iraniano: "mesmo com a boa vontade do outro lado, alcançar um acordo sobre os detalhes e iniciar a aplicação, provavelmente, exigirá outra reunião a nível ministerial"
 (Behrouz Mehri/AFP)

Ministro das Relações Exteriores iraniano: "mesmo com a boa vontade do outro lado, alcançar um acordo sobre os detalhes e iniciar a aplicação, provavelmente, exigirá outra reunião a nível ministerial" (Behrouz Mehri/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2013 às 08h27.

Dubai - O ministro das Relações Exteriores do Irã e principal negociador nuclear do país, Mohammad Javad Zarif, manifestou esperança que Teerã pode chegar a um acordo com as potências mundiais por um roteiro para resolver o impasse nuclear, mas alertou que o processo será complexo.

As negociações sobre o programa nuclear do Irã, que começam em Genebra na terça-feira, serão as primeiras desde a eleição do presidente Hassan Rouhani, um líder relativamente moderado que busca descongelar as relações do Irã com o Ocidente para conseguir o fim das duras sanções econômicas.

"Amanhã é o início de um difícil e relativamente demorado caminho a seguir. Tenho esperança que até quarta-feira nós podemos chegar a um acordo sobre um roteiro para encontrar um caminho para a solução", disse Zarif em mensagem em sua página no Facebook, na noite de domingo.

"Mas, mesmo com a boa vontade do outro lado, alcançar um acordo sobre os detalhes e iniciar a aplicação, provavelmente, exigirá outra reunião a nível ministerial", acrescentou.

Nações ocidentais acreditam que o programa de enriquecimento de urânio do Irã tem o objetivo de atingir a capacidade de construir armas nucleares. Teerã nega a acusação, dizendo que só quer dominar a tecnologia para gerar eletricidade e realizar pesquisas médicas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaTestes nuclearesOriente MédioIrã - País

Mais de Mundo

Netanyahu diz que segunda fase de cessar-fogo em Gaza começará em breve

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump