Mundo

Irã desmente existência de usina nuclear militar secreta

O Irã negou as acusações da oposição no exílio sobre atividades nucleares em uma instalação militar secreta

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif: grandes potências e o Irã se reunirão para alcançar acordo sobre programa nuclear (Andreas Solaro/AFP)

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohammad Javad Zarif: grandes potências e o Irã se reunirão para alcançar acordo sobre programa nuclear (Andreas Solaro/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2013 às 13h30.

Teerã - O Irã negou nesta terça-feira as acusações da oposição no exílio sobre atividades nucleares em uma instalação militar secreta, informou a agência oficial Irna.

"Desmentimos categoricamente os comentários sem fundamento sobre a existência de instalações nucleares no Irã", declarou o porta-voz da Organização de Energia Atômica iraniana (OEIA), Behruz Kamalvand, citado pela Irna.

O Conselho Nacional da Resistência Iraniana (CNRI) afirmou que dispunha de informações sobre uma nova instalação secreta do programa nuclear iraniano, conhecida pelo código "012" e situada perto da cidade de Mobarakeh (centro), capital da província de mesmo nome.

Segundo essa organização opositora, com sede na França, este lugar foi construído clandestinamente e está oculto em uma ampla zona militar.

O CNRI revelou no passado várias instalações do programa nuclear iraniano, como a usina de enriquecimento de urânio de Natanz, em 2002. Mas os especialistas ocidentais acolheram com ceticismo outros anúncios.

As grandes potências e o Irã se reunirão nesta quarta-feira, em Genebra, para tentar alcançar um acordo sobre o polêmico programa nuclear de Teerã, depois que as negociações mantidas há dez dias não apresentaram resultados.

O CNRI reagrupa várias organizações de opositores ao regime iraniano.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIrã - PaísTestes nuclearesUsinas nucleares

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia