Mundo

Instituições financeiras reconhecem valor do capital natural

O compromisso das empresas é desenvolver ações para reduzir riscos, controlar custos, proteger marcas e estimular o crescimento

A união dessas empresas se deu graças a um esforço conjunto do Corporate Eco Forum e da organização The Nature Conservancy (AFP)

A união dessas empresas se deu graças a um esforço conjunto do Corporate Eco Forum e da organização The Nature Conservancy (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2012 às 15h36.

Rio de Janeiro - 24 grandes companhias internacionais que representam negócios de mais de 500 bilhões de dólares fizeram hoje uma importante declaração no Rio de Janeiro: a salvaguarda dos ativos naturais da Terra como um imperativo dos negócios.

A declaração foi anunciada durante o Fórum de Sustentabilidade Empresarial, que acontece no Hotel Windsor Barra. Entre as signatárias do documento estão Xerox, Coca-Cola, Unilever, Dow Chemical, The Walt Disney Company, Dell, Alcoa, Nike, Marriot e GM.

A união dessas empresas se deu graças a um esforço conjunto do Corporate Eco Forum e da organização The Nature Conservancy. Juntas, companhias e entidades delinearam metas ambiciosas. As iniciativas incluem a salvaguarda das florestas, mananciais de água e os sistemas marinhos.

O compromisso das empresas é desenvolver ações para reduzir riscos, controlar custos, proteger marcas e estimular o crescimento. “Nossa nova estratégia tem como objetivo reduzir em até 50% o uso de fibras de madeira de florestas naturais até 2025”, anunciou Suhas Apte, vice- presidente de Sutentabilidade Global da Kimberly-Clark, outra empresa signatária da declaração.

O relatório O Novo Imperativo dos Negócios: Valorização do Capital Natural apresenta 24 compromissos e ainda exemplos bem sucedidos de outras 70 empresas ao redor do planeta. Também inclui dicas das melhores ferramentas a serem usadas nos planos de ações para companhias que estejam interessadas a incorporar a biodiversidade e os ecossistemas como parte da estratégia de negócios.


O lançamento do documento das empresas multinacionais hoje segue outra iniciativa semelhante anunciada no sábado, também durante o Fórum de Sustentabilidade Corporativa, quando trinta e sete CEO’s de instituições financeiras nacionais e internacionais anunciaram o comprometimento com o capital natural.

Foi o primeiro documento desse porte a ter como foco o desenvolvimento sustentável. Entre as empresas que assinaram a declaração estão a Caixa Econômica Federal, Oppenheim, Sovereign, ASN Bank e National Australia Bank. A iniciativa indica um compromisso dos bancos e entidades financeiras com o capital natural através de quatro objetivos:

- entendimento do impacto e dependência do capital natural;

- integração do capital natural em produtos e serviços;

- transparência sobre o tema;

- ações práticas e financeiras para implementação da salvaguarda.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteRio+20Sustentabilidade

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame