Mundo

Inglaterra convoca espanhol para condenar incursão

Embaixador espanhol foi convocado para condenar o que a Inglaterra chamou de uma incursão provocadora de barcos espanhóis nas águas territoriais de Gibraltar

Estreito de Gibraltar: Grã-Bretanha afirmou que uma embarcação de pesquisa do governo espanhol tentou realizar atividades em águas de Gibraltar no dia 1º de abril (Reuters/Reuters)

Estreito de Gibraltar: Grã-Bretanha afirmou que uma embarcação de pesquisa do governo espanhol tentou realizar atividades em águas de Gibraltar no dia 1º de abril (Reuters/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2014 às 14h06.

Londres - A Grã-Bretanha convocou o embaixador espanhol nesta quarta-feira para condenar o que chamou de uma incursão provocadora de barcos espanhóis nas águas territoriais de Gibraltar.

A Grã-Bretanha afirmou que uma embarcação de pesquisa do governo espanhol tentou realizar atividades em águas de Gibraltar no dia 1º de abril e foi acompanhada por um barco da Guarda Civil do país, que fez alguma manobras perigosas.

"Condeno fortemente esta incursão provocativa e peço ao governo espanhol para garantir que isso não se repita", disse o ministro britânico para a Europa, David Lidington, após a convocação do embaixador Federico Trillo.

"O governo de Sua Majestade continuará a tomar quaisquer medidas que considerar necessárias para defender a soberania britânica e os interesses de Gibraltar, seu povo, sua segurança e economia", disse Lidington.

Essa foi a quarta vez que o embaixador espanhol em Londres foi publicamente convocado pelo governo britânico sobre Gibraltar, um território britânico ultramarino no extremo sul da península Ibérica, desde que o atual governo espanhol tomou posse em dezembro de 2011.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaPiigsEspanhaDiplomaciaInglaterra

Mais de Mundo

Como é a 'zona mortal' da Ucrânia, um campo brutal de testes para novas armas

Nova ponte entre EUA e Canadá vira símbolo do afastamento entre os países

Naufrágio de navio vietnamita no Mar da China Meridional deixa 17 desaparecidos

IA poderá ajudar África a criar 40 milhões de empregos, diz estudo