Mundo

Índia toma medidas por causa do avanço do zika vírus

Apesar de a prioridade ser reforçar o sistema de vigilância do vírus, Nadda destacou a importância de prevenir a propagação do mosquito transmissor


	Zika: o governo está estabelecendo protocolos de monitoramento para detectar um possível aumento nos casos de microcefalia
 (Nelson Almeida / AFP)

Zika: o governo está estabelecendo protocolos de monitoramento para detectar um possível aumento nos casos de microcefalia (Nelson Almeida / AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2016 às 10h14.

Nova Délhi - O governo da Índia, país no qual está presente o mosquito transmissor do vírus do zika, criou um grupo técnico de acompanhamento para vigiar o avanço da doença.

Após participar em reunião de avaliação, o titular de Saúde indiano, J.P. Nadda, ordenou a criação "com efeito imediato" de tal grupo técnico, que assessorará sobre as medidas adicionais necessárias, informou seu departamento em comunicado.

Apesar de a prioridade ser reforçar o sistema de vigilância do vírus, Nadda destacou a importância de prevenir a propagação do mosquito transmissor, para o que é "fundamental", disse, conscientizar aos cidadãos.

Entre outras medidas, o governo indiano está estabelecendo protocolos de monitoramento para detectar um possível aumento no número de bebês nascidos com más-formações, asseguraram fontes do Ministério ao jornal local "Hindustan Times".

A Índia registra uma grande incidência de dengue especialmente durante a época das monções, já que a água parada é propícia à reprodução dos mosquitos Aedes aegypti, portadores dessa doença e também do zika.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) convocará na segunda-feira um Comitê de Emergência para determinar se o surto do vírus do zika, que afeta 24 países e regiões na América Latina, constitui uma emergência sanitária de alcance internacional.

Entre 3 e 4 milhões de pessoas poderiam ser afetados pelo vírus em um ano na América, segundo estimativas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPS).

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDoençasÍndiaMicrocefaliaZika

Mais de Mundo

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã