Mundo

Índia registra 17 mortes após novo terremoto no Nepal

A maioria das vítimas, 16, foram registradas no estado de Bihar, um dos mais pobres do país e o mais impactado pelo terremoto do dia 25 de abril


	A maioria das vítimas, 16, foram registradas no estado de Bihar, um dos mais pobres do país e o mais impactado pelo terremoto do dia 25 de abril
 (REUTERS/Athit Perawongmetha)

A maioria das vítimas, 16, foram registradas no estado de Bihar, um dos mais pobres do país e o mais impactado pelo terremoto do dia 25 de abril (REUTERS/Athit Perawongmetha)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2015 às 14h43.

Nova Délhi - Pelo menos 17 pessoas morreram nesta terça-feira no norte da Índia após o novo terremoto, de 7,3 graus na escala Richter, com epicentro no Nepal, segundo informou o Ministerio das Relações Exteriores indiano.

A maioria das vítimas, 16, foram registradas no estado de Bihar, um dos mais pobres do país e o mais impactado pelo terremoto do dia 25 de abril, enquanto o vizinho Uttar Pradesh noticiou uma morte, de acordo com o departamento governamental em comunicado. Outras 39 pessoas ficaram feridas devido ao desastre, 38 delas em Bihar, segundo a agência indiana "PTI".

O ministério comunicou que equipes das Forças Aéreas e da Força Nacional de Resposta a Desastres estão preparadas para serem mobilizadas de forma imediata caso necessário.

O primeiro-secretário do Departamento de Gestão de Desastres de Bihar, Vyas Ji Mishra, informou que, apesar de alguns desmoronamentos, "não foram muitos" os edifícios da região que caíram após o terremoto.

O estado recebeu relatos de casas danificadas pelo terremoto, na maioria dos casos visíveis em "pequenas fendas". O novo terremoto também foi sentido em vários estados do norte do país, incluindo Nova Délhi, onde o chão tremeu por 30 segundos.

No Nepal, o número de mortos após o terremoto de hoje chega a 37 e o de feridos supera os 1.100, segundo os últimos dados do Centro Nacional de Operação de Emergência do país asiático.

O primeiro terremoto, em 25 de abril, com intensidade de 7,8 graus, deixou 62 mortos e 269 feridos na Índia, todos eles nos estados do norte.

O Nepal ainda tentava se recuperar do primeiro desastre, que deixou mais de 8.000 mortos, 17,8 mil feridos e milhares de construções danificadas.

O tremor do dia 25 de abril foi o de maior magnitude no Nepal em 80 anos e o pior na região do Himalaia em uma década desde que outro terremoto causou mais de 84 mil mortes em 2005, na Caxemira.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaÍndiaMortesNepal

Mais de Mundo

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país