Incêndio no campo de refugiados na fronteira da Eslovênia: quase 2 mil refugiados que se alojavam neste centro serão transferidos em breve a outro, perto da fronteira com a Áustria ( Reuters / Pixell / Zeljko Lukunic)
Da Redação
Publicado em 21 de outubro de 2015 às 09h02.
Zagreb - Um incêndio queimou metade das tendas de campanha do centro de refugiados de Brezice, uma cidade eslovena perto da fronteira com a Croácia onde cerca de 2 mil pessoas esperam para continuar sua viagem rumo à Europa Ocidental, segundo informa o jornal "Delo".
Uma grande nuvem de fumaça preta, enquanto no local do acidente chegaram bombeiros e pessoal de emergências, segundo a fonte, que não informa sobre possíveis vítimas.
Segundo alguns meios de comunicação, o fogo foi provocado pelos próprios refugiados em protesto pelas longas esperas que sofrem e para exigir que os deixem abandonar o campo, enquanto outras fontes indicam que o incêndio se originou nas fogueiras acesas dentro das lojas para combater o intenso frio na zona.
A tv pública eslovena "RtvSlo" informou que os refugiados atearam fogo às lojas em protesto por estar fechados ali.
Os bombeiros conseguiram apagar o fogo, que queimou 27 lojas das 46 do centro.
Os quase 2 mil refugiados que se alojavam neste centro serão transferidos em breve a outro, provavelmente em Sentilj, perto da fronteira com a Áustria.
Segundo dados oficiais eslovenos, em seus centros de amparo se encontram hoje mais de 11 mil refugiados, um número muito maior "ao limite sustentável", como vem advirtendo o governo.
A agência eslovena "STA" informou que várias centenas de refugiados, incluídos vários recém-nascidos, esperam entrar na Eslovênia na passagem de Harmica-Rigonci.
A rota migratória dos refugiados procedentes do Oriente Médio para a Europa Ocidental se desviou à Eslovênia quando no sábado a Hungria fechou sua fronteira com a Croácia.