Incêndio na Argentina força evacuação de moradores em Córdoba e vídeos impressionam
Segundo autoridades, o fogo foi provocado por um homem que tentou fazer uma fogueira para preparar café
Repórter da Home
Publicado em 11 de outubro de 2023 às 15h51.
Última atualização em 11 de outubro de 2023 às 16h00.
Um incêndio florestal atingiu os arredores de Córdoba, na Argentina , nesta terça-feira, 10. O avanço das chamas forçou a evacuação dos moradores e provocou graves danos na região.
As autoridades locais informaram que o incêndio começou em diversos pontos, principalmente em Cabalango e Tanti. No entanto, os registros oficiais apontaram que o fogo foi provocado acidentalmente por um homem que tentou fazer uma fogueira para preparar café. O suspeito foi detido pela polícia local, segundo o jornal argentino "Clarín".
- O que entra na Netflix nesta semana? Veja os filmes e as séries
- Onde encontrar
- Inter Miami x Cincinnati FC: onde assistir, escalações e horário do jogo pela MLS
- Ser Educacional adia prazo de liquidação de oferta de R$ 200 milhões em debêntures
- Setor privado dos EUA cria 89 mil empregos em setembro, afirma ADP
- Guerra Israel-Hamas: famílias perto da fronteira com o Líbano fogem com aumento de bombardeios
"Há um detido que iniciou o incêndio e espero que recaia sobre ele todo o peso da lei, porque 99% dos incêndios que sofremos todos os anos em Córdoba são causados intencionalmente, seja por ação intencional, seja por irresponsabilidade", esclareceu o governador Juan Schiaretti.
O Ministério da Segurança argentino afirmou em um comunicado que o principal foco do incêndio é a região do Valle do Punilla, que envolve as cidades de Cabalango, Cuesta Blanca, Icho Cruz, Mayú Sumaj, San Antonio de Arredondo, Tala Huasi e Villa Carlos Paz.
Até o momento, o governo não informou o número de casas danificadas pelo incêndio e o número de habitantes que precisaram deixar os locais.
A pasta também apontou que o calor que atinge o Valle do Punilla e os fortes ventos contribuíram para a propagação do incêndio. As chamas e os rastros de destruição também foram registrados por moradores e compartilhados nas redes sociais.