O incêndio já é o maior do ano e o oitavo maior da Califórnia, um dos estados americanos historicamente mais afetados pelo fogo (AFP/AFP)
Agência de notícias
Publicado em 27 de julho de 2024 às 15h08.
Segue fora de controle um gigantesco incêndio florestal no norte da Califórnia e as chamas se alastraram por uma área maior do que a de Los Angeles.
O incêndio já é o maior do ano e o oitavo maior da Califórnia, um dos estados americanos historicamente mais afetados pelo fogo.
Milhares de bombeiros lutam contra as chamas, mas até agora não conseguiram deter o avanço do fogo. O incêndio se propagou por uma área de 1.243 quilômetros quadrados e milhares de pessoas foram evacuadas dos condados de Butte, Plumas, Tehama e Shasta. Mais de 130 edificações foram destruídas.
O clima excepcionalmente quente, seco e com muito vento tem contribuído para espalhar as chamas. Segundo os bombeiros, o fogo está se espalhando numa velocidade “difícil até de imaginar”.
O comandante do Corpo dos Bombeiros, Billy See, destacou que o vento forte espalha o fogo, que avança num ritmo capaz de consumir uma área de cerca de 20 quilômetros quadrados por hora.
Além da Califórnia, há mais de 100 outros incêndios no Oeste e no Meio Oeste dos Estados Unidos. O Canadá também registra incêndios florestais.
O Centro Nacional de Combate ao Fogo dos EUA informou que há 110 focos ativos de fogo no país, afetando um total de 7.250 quilômetros quadrados.
O maior dos incêndios florestais, depois do que atinge o norte da Califórnia, é o que queima uma área de fronteira entre os estados de Idaho e Ohio. Ele também segue sem controle.
As chamas consumiram 1.088 quilômetros quadrados de vegetação. Bombeiros informaram que o fogo foi iniciado por raios e rapidamente se espalhou pela vegetação, levado por ventos fortes.
Já o incêndio na Califórnia começou na quinta-feira e se acredita que tenha sido iniciado por um homem preso na sexta-feira, na cidade de Chico. Por um motivo não revelado, ele jogou um carro em chamas de um penhasco, dando início ao incêndio.