Mundo

Incêndio em fábrica deixa ao menos 7 mortos em Bangladesh

O incêndio aconteceu um dia depois que o governo do país anunciou o fechamento de 18 fábricas têxteis por questões de segurança, após o desabamento de prédio que matou centenas

Incêndio: dias após o desabamento que matou centenas de pessoas em um prédio que abrigava fábrica têxtil em Bangladesh, outro edifício com confecção pegou fogo em Daca (REUTERS/Andrew Biraj)

Incêndio: dias após o desabamento que matou centenas de pessoas em um prédio que abrigava fábrica têxtil em Bangladesh, outro edifício com confecção pegou fogo em Daca (REUTERS/Andrew Biraj)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2013 às 06h48.

Nova Délhi - Pelo menos sete pessoas morreram em um incêndio ocorrido na madrugada desta quinta-feira em uma fábrica têxtil de Daca, o primeiro acidente em Bangladesh desde o desabamento registrado no final do mês abril que comoveu o país, informaram fontes policiais.

De acordo com as fontes, o incêndio aconteceu na fábrica Tung Hai Sweater, situada no bairro de Mirpur, enquanto as vítimas se encontravam no nono andar de um edifício de 11.

Entre os falecidos estão o diretor da empresa, Mahbubur Rahman, e um policial, que, segundo a imprensa local, estavam tendo uma reunião no imóvel depois que os funcionários da oficina já haviam encerrado seus expedientes.

No entanto, a imprensa local, citando um supervisor da fábrica, informou no que algumas mulheres estavam trabalhando nos andares inferiores.

O fogo começou nas primeiras horas de hoje e se propagou rapidamente entre os andares superiores. O fogo só foi controlado pelos bombeiros cerca de duas horas depois.


Rahman, que era diretor da Associação de Manufatureiros e Exportadores de Artigos de Ponta de Bangladesh (BGMEA), era acompanhado por três amigos, além de um guarda-costas e um administrador da fábrica.

As primeiras pesquisas apontam que as vítimas desmaiaram ao inalar a fumaça provocada pelo incêndio. De acordo com a imprensa local, a fábrica havia passado por uma reforma de seu sistema elétrico poucos dias antes do incêndio.

O incêndio de hoje chega um dia depois que o governo de Bangladesh anunciasse o fechamento de 18 fábricas têxteis por questões de segurança, uma medida que passou a ser tomada após o desabamento de um prédio que abrigava fábricas têxteis no último dia 24 de abril.

Segundo as autoridades, essa tragédia causou mais de 800 mortes, enquanto as equipes de resgate continuam resgatando a cada dia novos cadáveres entre os escombros.

A catástrofe ocorrida em Bangladesh evidencia as más condições trabalhistas dos trabalhadores das fábricas têxteis do país asiático, as quais abastecem luxuosas marcas ocidentais.

Acompanhe tudo sobre:BangladeshIncêndiosMortesTêxteis

Mais de Mundo

Com esgotamento do chavismo, Maduro enfrenta desafio mais difícil nas urnas desde 2013

Dinastia Trump S.A.: Influência de família em campanha sinaliza papel central em possível governo

Após mais de 100 mortes em protestos, Bangladesh desliga internet e decreta toque de recolher

Opinião: A hegemonia do dólar deve ser terminada

Mais na Exame