Mundo

Imprensa americana é "oposição" e deve "calar a boca", diz Bannon

Segundo o assessor de estratégia de Trump, a imprensa deveria "manter sua boca fechada e apenas ouvir por um tempo"

Steve Bannon: Em novembro do ano passado, Bannon se entregou ao FBI para enfrentar acusações de desacato ao Congresso por se recusar a testemunhar sobe o ataque ao Capitólio (Joshua Roberts/Reuters)

Steve Bannon: Em novembro do ano passado, Bannon se entregou ao FBI para enfrentar acusações de desacato ao Congresso por se recusar a testemunhar sobe o ataque ao Capitólio (Joshua Roberts/Reuters)

A

AFP

Publicado em 27 de janeiro de 2017 às 08h44.

Última atualização em 27 de janeiro de 2017 às 10h34.

A imprensa americana é "de oposição" e "deve calar a boca", disse Steve Bannon, assessor de estratégia do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - em entrevista publicada no jornal The New York Times nesta quinta-feira (26).

"A imprensa aqui é o partido da oposição. Eles não entendem esse país. Ainda não entendem porque Donald Trump é o presidente dos Estados Unidos", atacou Bannon, ex-diretor-geral da campanha do republicano, em entrevista por telefone.

"A imprensa deveria se sentir constrangida e humilhada, manter sua boca fechada e apenas ouvir por um tempo", acrescentou Bannon, que dirigia o portal on-line de extrema direita Breitbart News.

"A elite da imprensa esteve redondamente enganada, 100% redondamente enganada", insistiu Bannon, referindo-se ao resultado da eleição.

Segundo ele, foi "uma derrota humilhante que eles nunca vão superar".

"A imprensa tem zero integridade, zero inteligência e nenhum trabalho duro", afirmou.

"Vocês são o partido de oposição" - afirmou, dirigindo-se à imprensa - "não o Partido Democrata".

As declarações de Bannon, que raramente dá entrevistas, são divulgadas em um momento de grande tensão entre os jornais e o novo presidente desde sua chegada à Casa Branca, há menos de uma semana.

No último sábado (21), em visita à sede da CIA, o 45° presidente dos Estados Unidos declarou estar em "guerra" contra a mídia e disse que os jornalistas fazem parte "dos seres humanos mais desonestos da Terra".

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)JornaisLiberdade de imprensa

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos