Mundo

Imposto sobre carbono seria "útil" contra aquecimento global

Reunidos na última terça-feira em Nova York, os dirigentes mundiais se comprometeram a redobrar os esforços para lutar contra o aquecimento climático

Ativista vestido de urso polar protesta durante a cúpula climática em Nova York (Timothy A. Clary/AFP)

Ativista vestido de urso polar protesta durante a cúpula climática em Nova York (Timothy A. Clary/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de setembro de 2014 às 17h01.

Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) afirmou nesta quinta-feira que a implementação de um imposto sobre o carbono pode ser "útil" para frear o aquecimento global sem produzir efeitos "negativos" no crescimento econômico.

"O imposto sobre o carbono pode ser eficaz (...). É uma das ferramentas que podem ser úteis para contribuir com a redução do aquecimento climático sem que haja um impacto negativo sobre o crescimento", declarou o porta-voz do organismo, Gerry Rice, durante uma coletiva de imprensa.

Reunidos na última terça-feira na sede da ONU em Nova York, os dirigentes mundiais se comprometeram a redobrar os esforços para lutar contra o aquecimento climático.

Antes da cúpula, 73 países e mais de mil empresas se declararam favoráveis a um sistema que permita cobrar pela emissão de carbono através de um imposto, ou por um sistema de cotas intercambiáveis.

Referindo-se ao imposto sobre o carbono, o porta-voz do FMI disse que a medida só será eficaz se for "corretamente planejada e implementada".

No fim de 2013, o governo francês considerou o pagamento de imposto sobre o carbono. Três anos antes, contudo, a França havia rejeitado um projeto que estabelecia o imposto sobre as emissões do gás.

Em julho, a Austrália eliminou um imposto sobre o carbono que foi duramente criticado por grandes grupos mineração. O imposto havia sido implementado no país há dois anos pelo governo trabalhista.

Acompanhe tudo sobre:Aquecimento globalClimaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoFMIMeio ambienteONU

Mais de Mundo

Kamala ainda não escolheu candidato a vice-presidente, diz campanha

Kamala Harris faz suspense para escolha de vice, que deve sair até terça

Oposição da Venezuela nega que Edmundo tenha se autoproclamado presidente do país em carta

Kamala Harris vai definir vice para eleição nos EUA antes de giro por estados-chave

Mais na Exame