Mundo

Homenagem a Lula marca aniversário de 31 anos do PT

Lula será reconduzido ao cargo de presidente de honra do PT durante cerimônia do partido

O ex-presidente Lula: estrela do aniversário do PT (Getty Images)

O ex-presidente Lula: estrela do aniversário do PT (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2011 às 19h29.

Brasília - O PT celebra seu aniversário de 31 anos amanhã com um ato político em homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em evento programado para 17 horas, no Teatro dos Bancários, em Brasília, Lula será reconduzido ao cargo de presidente de honra do PT. Mais cedo, a partir das 10 horas, o diretório nacional se reúne para eleger os novos membros.

Três integrantes deixarão o diretório nacional: o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, atual secretário-geral da legenda; a ministra da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Iriny Lopes; e o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), que é vice-presidente nacional do partido.

Cardozo e Iriny deixam seus cargos porque não podem acumulá-los com o comando dos ministérios. Costa abre vaga para outro petista, um vez que, no posto de líder da bancada no Senado, ele tem assento no diretório nacional. As vagas serão preenchidas por petistas das mesmas tendências de seus antecessores. O PT divide-se em nove grandes tendências. A maior delas é a Construindo um Novo Brasil (CNB), da qual fazem parte o atual presidente da sigla, José Eduardo Dutra, e o ex-presidente Lula.

A festa contará com a presença de governadores, ministros, parlamentares e lideranças do partido em todo o País. A presidente Dilma Rousseff foi convidada, mas ainda não confirmou presença. Dirigentes petistas receiam que a presença de Dilma ofusque a homenagem a Lula, em seu retorno a Brasília pela primeira vez desde que deixou a Presidência.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaPartidos políticosPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Bukele promete melhorar economia de El Salvador, mas com 'remédio amargo'

Nasa aborta lançamento de nave da Boeing 3 minutos antes da partida

Eleições na Índia: Modi deve conquistar novo mandato e ampliar maioria, diz boca-de-urna

Polícia iraniana prende 35 pessoas em reunião 'satanista'

Mais na Exame