Holanda prende envolvido em escândalo sobre carne de cavalo

Willy Selten, o proprietário da atacadista de carne Willy Selten BV, foi detido por suspeita de fraude e falsificação na rotulagem de carne bovina

Amsterdã – Autoridades holandesas prenderam o chefe de uma empresa de comércio de carne envolvida num escândalo de carne de cavalo que levou ao recolhimento em massa de produtos de carne bovina contaminada, informou a promotoria pública nesta quinta-feira.

Willy Selten, o proprietário da atacadista de carne Willy Selten BV, foi detido por suspeita de fraude e falsificação por seu suposto envolvimento na falsa rotulagem de produtos de carne bovina.

As autoridades também detiveram um ex-gerente da empresa, que os promotores disseram ter processado 300 toneladas de carne de cavalo vinda de fornecedores na Holanda, Irlanda e Grã-Bretanha entre 2011 e 2012.

A carne foi falsamente identificada nos registros da empresa holandesa como carne bovina e rotulada como carne bovina, disse a promotoria em comunicado.

A Selten é uma das duas empresas holandesas envolvidas na comercialização de 50 mil toneladas de carne que foi recolhida em abril sob suspeita de conter carne de cavalo. A carne foi vendida entre janeiro de 2011 e janeiro de 2013.

Willy Selten apareceu na TV holandesa na quarta-feira à noite e admitiu que sua companhia misturou carne de cavalo com carne bovina, mas disse que tinha sido a pedido de um cliente.

No início deste mês, o Ministério de Assuntos Econômicos holandês disse em uma carta ao Parlamento que Selten tinha vendido a carne para 132 empresas na Holanda e 370 empresas em 15 países europeus. A carta não disse quais países estavam envolvidos.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.