Mundo

Hindus participam de banho sagrado na foz do Ganges

Cerca de 600 mil fiéis participaram da cerimônia de banho sagrado nesta terça-feira, na ilha de Ganga Sagar, na foz do rio Ganges

Hindus participaram da cerimônia de banho sagrado na foz do rio Ganges: 6 mil policiais fazem a segurança do local (AFP/Getty Images)

Hindus participaram da cerimônia de banho sagrado na foz do rio Ganges: 6 mil policiais fazem a segurança do local (AFP/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2014 às 11h58.

Nova Deli - Cerca de 600 mil fiéis hindus participaram da cerimônia de banho sagrado nesta terça-feira, na ilha de Ganga Sagar, na foz do rio Ganges, no nordeste da Índia, para celebrar a festividade de "Makar Sankranti", informou a imprensa local.

Os peregrinos começaram a entrar no rio nesta madrugada a partir da "Shahi snan" ("Hora real"), que foi fixada às 3h15 locais (19h45 de segunda-feira) e, ao longo do dia, tomaram o banho que os fiéis consideram como bom auspício.

Após o mergulho sagrado, os devotos se dirigiram ao templo de Kapil Muni para orar e levar oferendas.

O ministro de Desenvolvimento de Bengala, Manturam Pakhira, afirmou à agência de notícias indiana "Ians" que "os peregrinos vêm de várias estados do país e há, inclusive, um grande número de estrangeiros".

Para garantir a segurança dos participantes, 6 mil policiais fazem a segurança do local, sobretudo para controlar as grandes aglomerações e evitar que ocorram correrias e que pessoas sejam pisoteadas.

"Makar Sankranti" é uma das festividades mais importantes do calendário hindu e é celebrada com a mesma intensidade em outras regiões da Índia como nos estados de Andhra Pradesh e Orissa, no leste do país, e em Uttar Pradesh, no norte.

Neste último, na cidade de Allahabad, milhares de pessoas mergulharam em um dos locais mais sagrados para os hindus: a confluência dos rios Ganges, Yamuna e Saraswati. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaHindusÍndiaReligião

Mais de Mundo

Drones da Austrália e EUA podem ser o futuro da defesa marinha

Biden e Trump aceitam debate na TV antes das convenções; veja data

Primeiro-ministro da Eslováquia é baleado e corre risco de vida

Ofensiva russa faz Ucrânia retirar exército da frente norte de batalha

Mais na Exame