Mundo

Hidrelétrica colombiana é parcialmente evacuada após deslizamento de terra

A situação obrigou as autoridades a evacuarem famílias e milhares de pessoas das localidades de Puerto Valdívia e Puerto Antioquia

Bandeira da Colômbia (Rusty Jarrett/Getty Images)

Bandeira da Colômbia (Rusty Jarrett/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 10 de junho de 2018 às 16h09.

Bogotá - Um leve deslizamento de terra em uma das montanhas próximas à hidrelétrica que está sendo construída na cidade colombiana de Ituango obrigou neste domingo a evacuação das pessoas que trabalham no projeto nessa região "diante da possibilidade de queda de pedras".

"O pequeno deslizamento de terra se encontra dentro do padrão de segurança esperado. A evacuação preventiva dos trabalhadores dessa área foi feita de acordo com os protocolos da obra", detalhou em comunicado o grupo Empresas Públicas de Medellín (EPM), dono da obra.

O comunicado acrescentou que a situação é estável em Hidroituango, que está em estado de emergência desde 7 de maio devido a um desmoronamento que bloqueou o túnel que desvia a águas do rio Cauca, o segundo de maior leito no país, que ficaram represadas em um reservatório inacabado e que corre o risco de colapsar.

A situação obrigou as autoridades a evacuarem famílias e milhares de pessoas das localidades de Puerto Valdívia e Puerto Antioquia, assim como dos municípios Cáceres e Tarazá, situados nas margens do Cauca, águas abaixo da represa, e que poderiam ser arrasados por um eventual colapso da obra. EFE

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaHidrelétricas

Mais de Mundo

Partido de Honduras rejeita eleições e acusa interferência dos EUA

'Decepcionado', diz Trump sobre Zelensky por demora em analisar plano de paz

Venezuela reconhece morte de Alfredo Díaz, preso após eleições de 2024

'Tarifaço' da França? Macron alerta China sobre superávit com UE