Mundo

Hamas diz que não aceita Estado que conceda terra palestina

Líder do grupo avisou também que não irá reconhecer a existência de Israel

O Hamas não aceita ceder espaço da Palestina em troca do reconhecimento internacional  (Lior Mizrahi/Getty Images)

O Hamas não aceita ceder espaço da Palestina em troca do reconhecimento internacional (Lior Mizrahi/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2011 às 14h14.

Gaza - O primeiro-ministro do Governo do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, afirmou nesta sexta-feira que o movimento islâmico não aceitará um Estado palestino que faça "concessões em relação à terra histórica da Palestina", mesmo se houver um consenso internacional.

"Apoiamos o estabelecimento de um Estado palestino independente, mas sem reconhecer Israel como Estado e sem conceder uma só polegada da terra inteira da Palestina", disse Haniyeh perante os fiéis em uma mesquita da Cidade de Gaza durante a oração muçulmana da sexta-feira.

O movimento islamita, que governa a Faixa de Gaza, se opôs ao pedido à ONU do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, para o reconhecimento como Estado com as fronteiras de 1967.

De acordo com seus dirigentes, o estabelecimento de um Estado nas fronteiras de 1967 representa uma concessão da terra histórica da Palestina.

"Nunca faremos concessões nos legítimos direitos de nosso povo, principalmente o direito dos refugiados a retornar às suas terras e casas que foram obrigados a abandonar", ressaltou.

Haniyeh criticou a "ação unilateral" de Abbas de comparecer à ONU "sem estabelecer nenhuma coordenação" com o Hamas ou com outras forças opositoras palestinas.

"As ações baseadas em evitar a coordenação com as lideranças do povo palestino e não vinculadas às dimensões estratégicas dos direitos palestinos, serão inúteis e danosas", comentou.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseDiplomaciaIsraelOriente MédioPalestina

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal