Mundo

Guterres: "Igualdade de gênero é tarefa pendente de nosso tempo"

Diplomata português lembrou que as mulheres estão reivindicando há décadas o seu direito à igualdade e agora estão "abalando os pilares do patriarcado"

Antonio Guterres: "No mundo todo temos que ouvir as mulheres e meninas que, com razão, estão proclamando seus direitos" (Brendan McDermid/Reuters)

Antonio Guterres: "No mundo todo temos que ouvir as mulheres e meninas que, com razão, estão proclamando seus direitos" (Brendan McDermid/Reuters)

E

EFE

Publicado em 8 de março de 2018 às 19h00.

Nações Unidas - O secretário-geral da ONU, António Guterres, apoiou nesta quinta-feira os esforços renovados em favor da igualdade de gênero e garantiu que essa questão "é a tarefa pendente de nosso tempo".

"Estamos em um momento-chave para os direitos das mulheres", disse Guterres na abertura do ato com o qual as Nações Unidas comemoram hoje o Dia Internacional da Mulher.

O diplomata português lembrou que as mulheres estão reivindicando há décadas o seu direito à igualdade e agora estão "abalando os pilares do patriarcado".

"(As mulheres) estão contando suas histórias e gerando conversas importantes e necessárias. Em todas as partes, as mulheres estão dizendo: 'agora é o momento'", destacou o secretário-geral.

Guterres, num aplaudido discurso, pediu que esse impulso seja aproveitado para avançar rumo à igualdade, para acabar com a violência sexual e para conseguir mudanças verdadeiras.

"Isso é o que as mulheres e meninas querem. E isso é o que eu quero. E é o que todo homem e menino sensato deveriam querer", comentou Guterres.

O secretário-geral da ONU deixou claro que as sociedades permanecem dominadas pelos homens e opinou que, enquanto não houver uma divisão justa, o mundo seguirá em desequilíbrio.

"No mundo todo temos que ouvir as mulheres e meninas que, com razão, estão proclamando seus direitos. Devemos acompanhá-las como companheiros (...) para fazer da igualdade de gênero uma realidade para todos", insistiu Guterres.

Acompanhe tudo sobre:Dia Internacional da MulherFeminismoMulheresONU

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua