Mundo

Guerra civil na Síria já matou 80 mil neste ano, diz ONU

Levantamento do Observatório Sírio para os Direitos Humanos considera o número maior, de pelo menos 94 mil pessoas mortas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2013 às 16h59.

Nações Unidas - O número de mortos na guerra civil de dois anos na Síria é de pelo menos 80 mil, um aumento de cerca de 20 mil desde o início do ano, disse o presidente da Assembleia-Geral da ONU, Vuk Jeremic, nesta quarta-feira.

A chefe de direitos humanos da ONU, Navi Pillay, disse em 2 de janeiro que mais de 60 mil pessoas tinham morrido durante a revolta contra o presidente sírio, Bashar al-Assad, que começou com protestos pacífico mas se tornou violenta quando as forças de Assad passaram a reprimir as manifestações.

"Pelo menos 80 mil morreram desde o início das hostilidades, com a maioria dessas mortes consideradas civis", disse Jeremic aos 193 membros da Assembleia-Geral antes da votação de uma resolução sobre o conflito sírio.

O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, um grupo de oposição, disse na terça-feira que pelo menos 94 mil pessoas foram mortas, mas que o número de mortos provavelmente seja de até 120 mil.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasMortesSíria

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA