Mundo

Guatemala responde a artigo de jornal antes de publicação

Governo publicou uma resposta online a um artigo sobre a vice-presidente do país, o que gerou críticas sobre espionagem da mídia

Guatemala: segundo governo, artigo do jornal El Periodico foi enviado em um envelope anônimo (Carlos Jasso/Reuters)

Guatemala: segundo governo, artigo do jornal El Periodico foi enviado em um envelope anônimo (Carlos Jasso/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2014 às 09h59.

Cidade da Guatemala - O governo da Guatemala publicou uma resposta online a um artigo de jornal sobre a vice-presidente do país antes mesmo de o texto ser publicado, o que provocou críticas de que governo estaria espionando a mídia.

Fotos do artigo, que ligava uma propriedade de luxo da vice-presidente Roxana Baldetti a empresários que se beneficiaram de contratos com o governo, foram colocadas no site do governo, com uma resposta por escrito.

"Esta é a espionagem que viola a confidencialidade da imprensa e gera incerteza e intimidação", disse Frank La Rue, um ex-investigador especial da ONU no campo da liberdade de expressão, disse em uma entrevista por telefone.

Baldetti afirmou ter recebido o artigo em um envelope anônimo e publicou uma resposta porque o jornal El Periodico não a tinha procurado para dar a sua versão dos acontecimentos.

Ela afirmou que a propriedade em questão foi comprada por sua família antes de se tornar vice-presidente e que havia declarado tudo de acordo com a lei. "O governo não espiona os meios de comunicação", acrescentou em um tuíte.

O artigo, publicado na edição impressa de terça-feira do El Periodico, foi co-escrito pelo fundador do jornal, José Ruben Zamora, que disse na conta do jornal no Twitter que o que o governo fez foi ilegal e imoral.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEspionagemGuatemalaJornaisMídiaServiços

Mais de Mundo

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza

Lavrov diz que os EUA devem dar “primeiro passo” para restaurar o diálogo com a Rússia