Mundo

Governo tem que achar solução para Fukushima, diz Aso

O ministro japonês de Finanças disse que a atual administração está preparada para financiar os custos necessários para acabar com o vazamento na usina


	Inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica observam reator da central nuclear de Fukushima: a construção de um muro subterrâneo custará 32 bilhões de ienes
 (Nuclear Regulation Authority via Bloomberg)

Inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica observam reator da central nuclear de Fukushima: a construção de um muro subterrâneo custará 32 bilhões de ienes (Nuclear Regulation Authority via Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 06h45.

Tóquio - O ministro de Finanças do Japão, Taro Aso afirmou há pouco que o governo vai tomar a iniciativa necessária para solucionar o vazamento de água contaminada na usina nuclear de Fukushima, acrescentando que a atual administração está preparada para financiar os custos necessários para acabar com o vazamento na usina.

"Este é um empreendimento sem precedentes. É óbvio que o governo terá que assumir a responsabilidade", afirmou Aso.

O ministro japonês afirmou que o Partido Democrata, que estava no comando do país anteriormente, havia deixado a responsabilidade de lidar com a água contaminada para a operadora da usina, a Tokyo Electric Power Co (Tepco).

"Nós não devemos fugir do problema. Porque há pessoas que sofrem com isso", disse Aso, que afirmou que a construção de um muro subterrâneo ao redor principais instalações da usina vai custar 32 bilhões de ienes.

O ministro também explicou que outros 15 bilhões de ienes serão desembolsados para expandir uma instalação de tratamento de água. Deste total, 21 bilhões de ienes serão fornecidos a partir de fundos de reserva do governo."Não importa se o dinheiro virá do governo ou da Tepco", concluiu Aso. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaFukushimaJapãoPaíses ricosUsinas nucleares

Mais de Mundo

Kamala Harris pede que apoiadores parem de pedir prisão de Trump

Venezuela: Brasil, Colômbia e México decidem manter posição de insistir em atas eleitorais

Biden diz 'não estar confiante' de transição pacífica de poder se Trump perder eleição contra Kamala

Manifestantes antirracistas tomam as ruas do Reino Unido após ameaça de protestos da extrema direita

Mais na Exame