Mundo

Governo francês declara apoio a conselho nacional rebelde líbio

Em declaração do Ministério das Relações Exteriores, governo francês manifestou sua aprovação à "vontade de unidade" que motivou a criação dessa instância pelos rebeldes

Soldado da oposição à Kadafi  (Getty Images)

Soldado da oposição à Kadafi (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de março de 2011 às 14h36.

Paris - O Governo francês manifestou neste domingo seu apoio ao conselho nacional rebelde líbio e o encorajou a atingir seus objetivos, rejeitando o "uso inaceitável da força" contra a população civil.

Em declaração do Ministério das Relações Exteriores, o Governo francês manifestou sua aprovação à "vontade de unidade" que motivou a criação dessa instância por parte dos rebeldes.

Além disso, elogiou a "coragem" das "cidades submetidas à violência" no país norte-africano e apela ao "respeito pleno da resolução 1970 do Conselho de Segurança" da ONU, aprovada no dia 26 de fevereiro.

Essa resolução, entre outras disposições, proíbe que o líder líbio, Muammar Kadafi, saia do país, bem como seus oito filhos e sete de seus mais próximos colaboradores, e pede ao Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, que abra uma investigação sobre os ataques contra a população civil.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEuropaFrançaLíbiaPaíses ricosPolítica

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países