Mundo

Governo estuda regionalizar leilões para usinas térmicas

Segundo a Annel, pode ser viável economicamente a implantação desses empreendimentos em regiões de maior demanda por energia


	Térmica de Uruguaiana: a participação das térmicas na matriz energética brasileira tende a crescer nos próximos anos
 (Divulgação / EXAME)

Térmica de Uruguaiana: a participação das térmicas na matriz energética brasileira tende a crescer nos próximos anos (Divulgação / EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2013 às 14h04.

Brasília - O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson Hübner, disse nesta terça-feira que o governo iniciou estudos para uma eventual realização de leilões regionalizados para a construção de usinas térmicas.

Segundo ele, pode ser viável economicamente a implantação desses empreendimentos em regiões de maior demanda por energia.

"Regionalizar os leilões pode reduzir a concorrência, mas por outro lado isso pode ser compensado pela economia da construção de linhas de transmissão." Hübner, no entanto, ponderou que essa é apenas uma ideia que começou a ser colocada nas reuniões do Comitê de Monitoramento do Sistema Elétrico (CMSE).

O diretor confirmou informações já ditas por outras autoridades do setor elétrico de que a participação das térmicas na matriz energética brasileira tende a crescer nos próximos anos.

Mesmo com a conclusão de grandes projetos de usinas hidrelétricas na região amazônica, o fato de parte delas não poder contar com grandes reservatórios de água deve reforçar a necessidade de uso da energia térmica em períodos de estiagem.

Acompanhe tudo sobre:AneelEnergiaEnergia elétricaServiçosUsinas

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame