Mundo

Governo espanhol reduzirá os efetivos das Forças Armadas

Ministro da Defesa da Espanha disse que o país não gasta neste setor "mais do que deve, mas menos do que precisa"

Este ajuste orçamentário está no Orçamento Geral apresentado pelo Governo espanhol no dia 30 de março e que contempla 27,3 bilhões de euros (Jamie McDonald/Getty Images)

Este ajuste orçamentário está no Orçamento Geral apresentado pelo Governo espanhol no dia 30 de março e que contempla 27,3 bilhões de euros (Jamie McDonald/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2012 às 12h24.

Madri - O ministro da Defesa da Espanha, Pedro Morenés, afirmou nesta quarta-feira que um planejamento a longo prazo levará a uma redução das Forças Armadas, mas disse que o país não gasta neste setor "mais do que deve, mas menos do que precisa".

Morenés respondeu dessa forma na Câmara dos Deputados a uma interpelação do porta-voz do grupo nacionalista catalão Convergência e União (CiU), Jordi Xuclá, que pediu uma redução dos soldados e recursos nas Forças Armadas, assim como o fechamento de quartéis e o cancelamento de alguns programas de armamento.

Após dizer que a Espanha gasta em Defesa 6,6% do PIB, Morenés afirmou que a luta contra o déficit é um objetivo de seu departamento, que está em "processo de racionalização da despesa" e busca a "eficácia máxima".

O ministro afirmou que a defesa é "um bem irrenunciável e não está superdimensionada" e disse que o corte orçamentário para este ano é de 8,8%, o que representa 6 bilhões de euros.

Este ajuste orçamentário está no Orçamento Geral apresentado pelo Governo espanhol no dia 30 de março e que contempla um ajuste de 27,3 bilhões de euros.

Esse corte de 8,8% na Defesa está muito abaixo da média de 16,9% nos diferentes ministérios, que por exemplo representa uma redução de 54,4% no caso das Relações Exteriores e Cooperação.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCrise econômicaEspanhaExército

Mais de Mundo

Veja a lista dos convidados de Trump para o 'Conselho de Paz para Gaza'

França rejeita integrar 'Conselho de Paz para Gaza' com condições atuais de Trump

Presidente eleito do Chile enfrenta crise de incêndios florestais, que deixaram 19 mortos

Premiê alemão diz que UE pode impor tarifas recíprocas aos EUA se necessário