Mundo

Governo espanhol aumenta previsão de desemprego

Nova estimativa é que taxa de desemprego chegue a 19,3% em 2011

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2010 às 11h25.

Madri - O Governo espanhol revisou hoje para cima sua previsão da taxa de desemprego para 2011, que estimou em 19,3%, quatro décimos mais do que tinha calculado no último quadro macroeconômico.

A segunda vice-presidente do Governo e ministra da Economia e Fazenda, Elena Salgado, anunciou esta revisão da previsão de desemprego na entrevista coletiva posterior ao Conselho de Ministros que hoje aprovou o projeto de lei do Orçamento Geral do Estado para o próximo ano.

Elena explicou que os efeitos da crise econômica provocaram que a criação de emprego seja "mais lenta" do que o previsto, embora o Governo mantenha uma estimativa de 0,3% para o próximo exercício.

No entanto, a primeira vice-presidente do Governo, María Teresa Fernández de la Vega, acredita que a austeridade dos orçamentos de 2011, junto com a reforma laboral acometida, o projeto de Lei de Economia Sustentável e a futura reforma da previdência, façam o emprego crescer.

O Executivo, que mantém a estimativa de um crescimento da economia de 1,3% para 2011, também modificou para baixo sua previsão de investimento, que reduziu para 1,3% contra 1,5% calculado inicialmente.

Leia mais sobre a Espanha

Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsDesempregoDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoEspanha

Mais de Mundo

Trump diz estar confiante em vitória nas eleições diante da queda do desemprego nos EUA

Trump afirma que tem 'plano B' caso tarifas sejam bloqueadas pela Suprema Corte

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump