Mundo

Governo da Espanha tenta impedir consulta na Catalunha

As pesquisas de opinião indicam que a maioria dos catalães querem um referendo, mas estão divididos em relação à independência da região


	Ato pela Catalunha: autoridades catalãs cancelaram um referendo oficial sobre a questão
 (Albert Gea/Reuters)

Ato pela Catalunha: autoridades catalãs cancelaram um referendo oficial sobre a questão (Albert Gea/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2014 às 14h21.

Priorizar nos meus resultados Google

Madri - O governo da Espanha pediu ao Tribunal Constitucional nacional nesta sexta-feira para impedir planos da região da Catalunha, no nordeste do país, de realizar uma consulta informal sobre a independência em 9 de novembro.

Autoridades catalãs cancelaram um referendo oficial sobre a questão para a mesma data, após o governo contestar sua legalidade perante o tribunal, levando à suspensão provisória da votação.

A Catalunha, em seguida, optou por manter a consulta informal.

A vice-primeira-ministro espanhola, Soraya Saenz de Santamaria, disse nesta sexta-feira que a votação alternativa também era inconstitucional.

Se o tribunal aceitar a impugnação, a consulta também será suspensa, porém autoridades catalãs já disseram que a votação será realizada independentemente da decisão judicial.

As pesquisas de opinião indicam que a maioria dos catalães querem um referendo, mas estão divididos em relação à independência da região.

Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaEuropaPiigsEspanhaGoverno

Mais de Mundo

Trump ameaça proibir venda de jatos da Bombardier nos EUA em meio a guerra comercial com Canadá

Sheinbaum rebate Trump: 'México não é e não será colônia'

Trump faz 37 posts com IA e provoca com temas de guerra, ações e território

Depois de mirar outros territórios, Trump agora quer 'posse' da Lua