Mundo

Governo comprará sistemas de defesa antiaérea da Rússia

Governo confirmou compra de sistemas de defesa antiaérea de fabricação russa, informou o embaixador brasileiro em Moscou


	Baterias antiaéreas: Rússia também deve finalizar a provisão de 12 helicópteros
 (Pedro Ugarte/AFP)

Baterias antiaéreas: Rússia também deve finalizar a provisão de 12 helicópteros (Pedro Ugarte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2014 às 10h10.

Moscou - O governo confirmou a compra de sistemas de defesa antiaérea Pantsir-S1, de fabricação russa, informou nesta quinta-feira o embaixador brasileiro em Moscou, Antônio José Valim Guerreiro.

"A decisão sobre a compra desses sistemas antiaéreos da Rússia já foi tomada", afirmou o diplomata à agência "Interfax" ao comentar a visita do presidente russo ao Brasil.

Vladimir Putin chegará ao país no próximo domingo, como parte de uma viagem latino-americana, e aproveitará para assistir a final da Copa do Mundo no Rio de Janeiro.

De acordo com o diplomata, "o contrato de provisão dessas armas poderia ser assinado já este ano (...) e é provável que o mesmo saia antes de outubro ou novembro".

"Ultimamente, foram frequentes as visitas de analistas brasileiros à Rússia para negociar a adaptação de algumas características técnicas desses sistemas aos requisitos da parte brasileira", assinalou o embaixador.

As negociações sobre a provisão das baterias Pantsir-S1 de curto e médio alcance, dotadas de canhões automáticos e mísseis antiaéreos terra-ar, e também de outras duas baterias Igla foram iniciadas em fevereiro de 2012.

Além disso, dentro de outro contrato, Valim Guerreiro lembrou que a Rússia deve finalizar a provisão de 12 helicópteros Mim-35.

Os helicópteros "são necessários para a defesa de nossas fronteiras e, em particular, para prevenir voos de aeronaves vindas dos países vizinhos e que, geralmente, são usadas por traficantes de drogas", explicou.

Assinado em 2008, o contrato estipula a compra de 12 helicópteros de combate Mim-35, sendo que nove já teriam sido entregues. Os três restantes, de acordo com a fonte citada, deverão chegar ao país em breve.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaGovernoRússiaseguranca-digital

Mais de Mundo

Trump está seguro após incidente em comício, diz porta-voz

Trump é ferido na cabeça durante comício na Pensilvânia

Mais de 9 mil pessoas deixam suas casas devido a incêndio florestal no Canadá

Premier de Macron é eleito líder de bancada antes de negociação para formar governo

Mais na Exame