Mundo

Governo catalão mantém consulta separatista

Mesmo com suspensão judicial, o porta-voz do governo catalão anunciou que a votação simbólica sobre a independência da região será mantida


	Separatistas da Catalunha: porta-voz também disse que apresentará recurso contra o governo espanhol
 (Lluis Gene/AFP)

Separatistas da Catalunha: porta-voz também disse que apresentará recurso contra o governo espanhol (Lluis Gene/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de novembro de 2014 às 13h14.

Barcelona - O porta-voz do governo catalão, Francesc Homs, anunciou nesta terça-feira que a votação simbólica sobre a independência da região, prevista para domingo e suspensa pelo Tribunal Constitucional depois de um recurso do governo espanhol, será mantida.

Além disso, o porta-voz do executivo nacionalista anunciou a apresentação de um recurso contra o governo da Espanha por tentar impedir o direito de participação e expressão popular ideológica.

O Tribunal Constitucional espanhol suspendeu nesta terça-feira a consulta alternativa sobre a independência da Catalunha, convocada para o próximo domingo pelo governo nacionalista regional.

O tribunal adotou por unanimidade a decisão, depois de receber um recurso do governo espanhol contra esta consulta.

O governo catalão havia promovido a consulta como uma alternativa à primeira, suspensa pelo tribunal em 29 de setembro.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsJustiçaEspanhaCatalunha

Mais de Mundo

Trump assina decreto que dificulta compra de minerais críticos da China por empresas dos EUA

Trump assina decreto que altera tarifas sobre importações de alumínio dos EUA

Trump anuncia tarifa extra de 50% sobre produtos do Canadá

Houthis anunciam bloqueio no Mar Vermelho e ameaçam comércio global