Governo afegão controlará metade da ajuda internacional
Para presidente afegão Hamid Karzai, o controle governamental sobre as doações internacionais deverá evitar desperdícios
Da Redação
Publicado em 20 de julho de 2010 às 09h58.
Cabul - A metade dos bilhões de dólares da ajuda internacional destinada ao Afeganistão deverá passar pelo orçamento do governo afegão em dois anos, segundo o comunicado final da conferência internacional de Cabul adotado nesta terça-feira.
"Os participantes reiteraram seu firme apoio a uma passagem de pelo menos 50% da ajuda ao desenvolvimento pelo orçamento do governo afegão em dois anos", decidiram os representantes dos 70 países doadores e organizações internacionais reunidos em Cabul.
Durante a conferência, o presidente afegão Hamid Karzai pediu um controle maior das despesas de ajuda internacional, uma reivindicação de longa data de seu governo, que considera que muito dinheiro é gasto diretamente e que pelo menos parte dele é desperdiçada pelos doadores internacionais.
Desde o início da intervenção militar internacional, no final de 2001, apenas 20% dos cerca de 40 bilhões de dólares de ajuda prometidos passaram pelos canais governamentais, frequentemente acusados de serem tomados pela corrupção.