Mundo

Governismo escolhe candidatos para legislativas na Venezuela

Segundo pesquisa da Datanálisis, o governismo perderia pela primeira vez desde 1999 a maioria na Assembleia Nacional, porque só alcançaria 25% dos votos


	Nicolas Maduro: apesar de pesquisas apontarem para a vitória do partido adversário, o presidente está confiante: "Vamos nos preparar para novas vitórias", diz
 (Juan Barreto/AFP)

Nicolas Maduro: apesar de pesquisas apontarem para a vitória do partido adversário, o presidente está confiante: "Vamos nos preparar para novas vitórias", diz (Juan Barreto/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2015 às 10h13.

O governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) escolheu neste domingo em eleições primárias seus candidatos para as legislativas de 6 de dezembro, em que a oposição parte como favorita.

As autoridades eleitorais ampliaram por quatro horas o horário de votação, até as 22h00 (23h30 de Brasília), a pedido do PSUV, que reportou um grande movimento de eleitores.

O presidente Nicolás Maduro informou, por sua vez, que os resultados serão divulgados na madrugada desta segunda-feira.

"Vamos nos preparar para novas vitórias, para seguir trabalhando com humildade, com fé no povo", declarou em uma conversa telefônica com a televisão oficial Maduro, que a pouco mais de cinco meses das eleições viu sua popularidade cair em meio a uma severa recessão econômica no país petrolífero.

Segundo uma pesquisa da empresa Datanálisis divulgada em abril, o governismo perderia pela primeira vez desde 1999 a maioria na Assembleia Nacional (unicameral), porque só alcançaria 25% dos votos, contra 45,8% da oposição.

O mesmo estudo - vazado à imprensa - revela que a aprovação de Maduro, eleito para o período 2013-2019, se localizava em 28,2%.

No entanto, o chavismo, que ganhou 18 das 19 eleições que disputou desde a chegada do falecido Hugo Chávez ao poder, conta com um potente aparato de propaganda e, segundo a oposição, utiliza recursos públicos em suas campanhas eleitorais, o que pode atenuar seus maus resultados nas pesquisas.

Nestas eleições primárias do PSUV foram escolhidos 98 candidatos de um total de 1.162 postulantes em todo o país.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesNicolás MaduroPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame