Mundo

Geórgia e Moldávia assinam pré-acordos de associação com UE

Geórgia e Moldávia assinaram dois pré-acordos de associação com a União Europeia


	Bandeira da União Europeia: "este é um passo muito importante para o programa da Associação Oriental", disse a presidente da Lituânia
 (REUTERS/Jon Nazca)

Bandeira da União Europeia: "este é um passo muito importante para o programa da Associação Oriental", disse a presidente da Lituânia (REUTERS/Jon Nazca)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de novembro de 2013 às 07h53.

Vilnius - Geórgia e Moldávia assinaram nesta sexta-feira dois pré-acordos de associação com a União Europeia (UE) em cerimônia realizada no centro de congressos e exposições Litexpo, local de encontro da 3ª Cúpula da UE e da Associação Oriental.

"Este é um passo muito importante para o programa da Associação Oriental", disse a presidente da Lituânia, Dalia Grybauskaite, durante abertura da cerimônia.

A chefe de Estado da Lituânia, que exerce a presidência semestral da UE, ressaltou que a assinatura dos acordos preliminares são um marco e mostram que "a Associação Oriental funciona." "A Europa torna-se maior", resumiu.

Os documentos foram assinados na presença de chefes de Estado e Governo dos 28 países do bloco e das seis antigas repúblicas soviéticas europeias e do Cáucaso (Armênia, Azerbaijão, Belarus, Geórgia, Moldávia e Ucrânia) que participam da Associação Oriental.

"Hoje é um dia histórico", disse o primeiro-ministro da Moldávia Iure Leanca, e destacou que seu país sempre foi parte da Europa e este pré-acordo é uma amostra de confiança na Moldávia.

A Geórgia, além do pré-acordo de associação, também assinou com a UE um acordo sobre gestão de crise.

Já o Azerbaijão assinou um convênio com o bloco europeu para facilitação de vistos.

Depois da cerimônia, os chefes das delegações participantes da cúpula posaram para a foto oficial, tirada após a abertura da sessão plenária.

Ao término da reunião, Grybauskaite e os presidentes da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, darão uma entrevista coletiva conjunta.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaGeórgia (país)União Europeia

Mais de Mundo

Quer morar nos EUA? Saiba quando você precisa ganhar para ser considerado 'classe média'

Morte de presidente do Irã não deve gerar revolução, mas disputa silenciosa, diz especialista

EUA: Yellen pedirá a aliados europeus para atuar de modo conjunto nas sanções contra a Rússia

Julgamento de Trump entra em fase final, em meio a suspense sobre seu testemunho

Mais na Exame