EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 16 de setembro de 2010 às 14h08.
Washington - O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, reivindicou hoje uma apreciação "significativa e sustentada" da moeda chinesa durante um comparecimento no Congresso, onde os legisladores acusaram ao Governo de não atuar firmemente com relação a Pequim.
"China necessita de uma apreciação significativa e sustentada para corrigir a desvalorização (de sua moeda) e permitir que a taxa cambial reflita plenamente as forças do mercado", declarou o funcionário em uma audiência do comitê de bancos do Senado.
Geithner responderá aos legisladores sobre o mesmo assunto nesta tarde em um comitê diferente, desta vez na Câmara de Representantes.
Alguns legisladores criticaram nos últimos meses a posição que manteve o Governo de Barack Obama com relação ao problema do iuane, uma vez que no relatório semestral sobre o assunto ao Congresso se negou a acusar Pequim de manipulando sua moeda.
Se a acusação formal for feita, os EUA serão obrigados a estabelecer conversas bilaterais com o país ou transferir o assunto ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
Pequim anunciou em 19 de junho que permitiria uma flutuação mais livre de sua divisa, apesar do iuane de não registrado mudanças nos mercados desde então.
Leia mais sobre o iuane
Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter