Mundo

Gadget transforma smartphone em sensor ambiental

Sensordrone funciona como medidor de monóxido de carbono, medidor do nível de álcool no sangue, de pressão, temperatura, umidade e termômetro

O gadget funciona em uma pequena caixa feita de metal e plástico capaz de se conectar ao seu smartphone. Ele não exige nenhuma configuração (Divulgação)

O gadget funciona em uma pequena caixa feita de metal e plástico capaz de se conectar ao seu smartphone. Ele não exige nenhuma configuração (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2012 às 16h20.

São Paulo - A empresa Sensorcon criou um gadget que reúne uma série de sensores capazes de medir dados ambientais e mostrá-los no smartphone. O projeto está em busca de recursos pelo site Kickstarter.

O Sensordrone funciona como medidor de monóxido de carbono, medidor do nível de álcool no sangue, de pressão, temperatura, umidade, termômetro, além de verificar a incidência de luz e a qualidade do ar.

O gadget funciona em uma pequena caixa feita de metal e plástico capaz de se conectar ao seu smartphone. Ele não exige nenhuma configuração. Então, basta ligar o Sensordrone e executar o aplicativo no celular para que ele funcione e exiba as medições.

Além disso, o software usado no produto para smartphone é open source. Portanto, qualquer pessoa pode testar e buscar novas formar de aprimorar os sensores disponíveis no Sensordrone.

Trata-se de uma ferramenta importante. Isso porque os smartphones acumulam diversas funções. No entanto, até agora, poucos trazem sensores ou detectores ambientais.

A prova dessa necessidade de medir gases, temperatura, umidade, entre outros itens ambientais está no sucesso do Sensordrone no Kickstarter. O projeto já recebeu quase o dobro de sua meta de financiamento.

O Kickstarter Project Funding Platform é considerado a maior plataforma mundial para financiamento de projetos criativos. Ainda restam 36 dias para o prazo disponibilizado pelo site ser encerrado. No entanto, a meta de arrecadar 25 mil dólares já ultrapassou os 56 mil dólares.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteProdutos verdesSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Duas pessoas morrem e dezenas ficam feridas após desabamento em ilha na Espanha

Qual seria o impacto do programa econômico de Donald Trump nos EUA?

Brasil não tem nenhuma cidade no ranking das melhores do mundo; veja lista

Em Pequim, Amorim assina proposta com a China sobre guerra na Ucrânia

Mais na Exame