Furacão Dorian torna-se "perigoso" e segue rumo à Flórida
Moradores e visitantes buscam se proteger em um dos destinos turísticos mais populares da América
Reuters
Publicado em 31 de agosto de 2019 às 14h17.
Última atualização em 31 de agosto de 2019 às 14h20.
O furacão Dorian seguiu para o oeste através do Oceano Atlântico em direção à Flórida neste sábado (31), depois de se transformar em uma perigosa tempestade de categoria 4, com moradores e visitantes buscando se proteger em um dos destinos turísticos mais populares da América.
O Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami, disse que houve uma "mudança notável" desde a noite de sexta-feira, com as últimas previsões mostrando que o olho da tempestade pode virar para o norte e permanecer no mar.
Ameaça para milhões de pessoas
Mas a agência alertou que o curso do furacão permanece imprevisível. O Dorian ainda representa uma ameaça para milhões de pessoas, além de atrações de férias como a Walt Disney World, as plataformas de lançamento da NASA ao longo da Costa Espacial e até o resort Mar-a-Lago, do presidente Donald Trump, em Palm Beach.
O NHC disse que o Dorian estava com ventos máximos sustentados de 240 km/h e deve passar pelo norte do sudeste e centro das Bahamas no sábado, chegando perto da costa leste da Flórida na segunda-feira ou no início da terça-feira.
"Algumas flutuações de intensidade são prováveis, mas o Dorian deve continuar sendo um furacão poderoso nos próximos dias", disse o NHC em comunicado no sábado.
Na costa leste da Flórida, moradores compraram água engarrafada, compensados de madeira e outros suprimentos o mais rápido possível na sexta-feira. Alguns postos de gasolina ficaram sem combustível.
"Eles estão comprando tudo o que se aplica a furacões: lanternas, baterias, geradores", disse Amber Hunter, 30 anos, gerente assistente da loja de ferragens ACE Handiman, em Cabo Canaveral.
Dorian nas Bahamas
Turistas lutaram para deixar as Bahamas na sexta-feira, quando o Dorian se aproximou de suas ilhas no noroeste de Grand Bahama e Abaco, ansiosos para decolar antes do aeroporto internacional fechar às 22:00.
O NHC pediu que os moradores da Florida sigam em alerta.
"Deve-se notar que o novo trajeto previsto não impede o Dorian de aterrissar na costa da Flórida, já que grandes porções da costa permanecem no cone de incerteza do trajeto", alertou o centro neste sábado.
A tempestade deve virar em direção ao norte, mas há "grande incerteza sobre o local e momento exato" desse movimento, disse o centro.
Trump afirmou que Carolina do Sul, Carolina do Norte e Geórgia podem ser mais afetadas pela tempestade do que se esperava anteriormente.
"Ele (o furacão) está se movendo e é muito difícil de prever, exceto que é um dos maiores e mais fortes (e realmente amplos) que vimos em décadas. Mantenham-se a salvo!", escreveu Trump no Twitter.