Mundo

Furacão chega hoje nas Bahamas com ventos de 195 km/h

Na trajetória prevista, o centro de Joaquín se movimentará perto ou sobre partes centrais da Bahamas esta noite


	Furacão Joaquín próximo às Bahamas: furacão deve provocar fortes chuvas de até 250 milímetros, que poderiam provocar inundações nas ilhas
 (Reuters / NOAA)

Furacão Joaquín próximo às Bahamas: furacão deve provocar fortes chuvas de até 250 milímetros, que poderiam provocar inundações nas ilhas (Reuters / NOAA)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de outubro de 2015 às 08h56.

Miami - O furacão Joaquín atingirá nesta quinta-feira a região central das ilhas Bahamas como ciclone maior de categoria 3, com ventos de 195 km/h, informou hoje o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).

Em seu boletim das 9h (6h em Brasília), o NHC assinalou que o furacão já está a apenas 105 quilômetros da ilha de San Salvador, na latitude 23.4 norte e longitude 73.7 oeste, se deslocando lentamente a uma velocidade de 7 km/h.

Na trajetória prevista, o centro de Joaquín se movimentará perto ou sobre partes centrais da Bahamas esta noite e passará perto ou sobre a parte noroeste das Bahamas na sexta-feira.

Segundo o NHC, sediado em Miami, o furacão se fortaleceu nas últimas horas enquanto mantém seu curso em direção ao oeste-sudoeste, mas espera-se que gire esta noite para oeste-noroeste, seguido de um giro para o norte e um aumento na velocidade de avanço na sexta-feira.

As autoridades emitiram um aviso de furacão (que indica a passagem do sistema em 36 horas) nas Bahamas centrais e no noroeste das ilhas, incluídas Abacos, Berry Islands, Eleuthera, Ilha Grande Bahama e Nova Providência.

Também foi emitido uma vigilância de furacão (passagem do sistema em 48 horas) para Bimini e a Ilha Andros, e aviso de tempestade tropical para o sudeste das Bahamas.

Joaquín é desde a noite de quarta-feira um furacão de categoria 3 na escala Saffir-Simpson, de um máximo de cinco, e os meteorologistas preveem inclusive algum fortalecimento nas próximas horas.

As autoridades alertaram a população das Bahamas diante da possibilidade de fortes ressacas de até 2,4 metros acima do nível habitual, com fortes ondas perto do litoral.

O furacão deve provocar fortes chuvas de até 250 milímetros, que poderiam provocar inundações nas ilhas.

As ressacas provocadas pelo furacão afetarão as Bahamas e à costa sudeste dos Estados Unidos nos próximos dias.

Acompanhe tudo sobre:BahamasClimaFuracões

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA