Funerais de herói nacional para Yitzhak Shamir em Israel

"Yitzhak Shamir foi um combantente por seu povo e seu país", afirmou Peres, que foi o principal adversário político de Shamir nos anos 1980

Jerusalém - O ex-primeiro-ministro Yitzhak Shamir, falecido no sábado, foi enterrado nesta segunda-feira em Jerusalém no cemitério do Monte Herzl, na presença dos mais altos dirigentes civis e militares do Estado, como o presidente Shimon Peres, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o presidente do Parlamento Reuven Rivlin.

O caixão foi envolvido com a bandeira branca e azul de Israel.

"Yitzhak Shamir foi um combantente por seu povo e seu país", afirmou Peres, que foi o principal adversário político de Shamir nos anos 1980.

Netanyahu, por sua vez, saudou um "homem intransigente e hostil a toda ideia relacionada com uma redução do território nacional", em alusão à recusa de Shamir de fazer concessões territoriais aos palestinos.

Shamir, que morreu aos 96 anos, foi chefe de governo de 1983 a 1984 e de 1986 a 1992, e estava afastado da vida política acometido pelo Mal de Alzheimer.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.