Mundo

Fundo Permira está perto de compra a EMI

Fundo de private equity deve pagar cerca de 3,9 bilhões de dólares pela terceira maior gravadora do mundo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O fundo europeu de private equity Permira Advisers está perto de comprar a EMI, a terceira maior gravadora do mundo, por aproximadamente 3,9 bilhões de dólares, de acordo com o americano The Wall Street Journal. Na semana passada, a companhia confirmou ter recebido uma oferta de compra, mas não revelou o interessado.

A EMI detém os dois maiores selos americanos, a Capital Records e a Virgin Records, bem como um extenso leque de operações internacionais. Os especialistas afirmam que o ativo mais precioso da companhia é a EMI Music Publishing, divisão que administra os direitos autorais de mais de um milhão de canções. Nos Estados Unidos, por exemplo, a companhia é responsável por marcas poderosas, como Beatles, Norah Jones e Beastie Boys.

O mercado de direitos autorais é um dos mais valorizados pela indústria fonográfica ultimamente. A Universal Music, por exemplo, concordou em pagar mais de 2,1 bilhões de dólares pela Bertelsmann, uma divisão da BMG Music bem menor que a da EMI.

A oferta surge após anos de tentativa da própria EMI de ampliar suas operações, por meio da aquisição de sua concorrente Warner Music Group. Durante anos, ambas se digladiaram para decidir qual das duas absorveria a outra. Em julho deste ano, porém, ambas refutaram as propostas apresentadas e abandonaram a idéia de uma fusão.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

EUA anuncia sanções contra 'frota fantasma' do Irã por repressão a protestos

UE quer manter congeladas represálias de 93 bilhões de euros aos EUA por 6 meses

Premiê da Alemanha diz que não pode aceitar o plano do Conselho de Paz de Trump

UE e Otan reforçam segurança no Ártico após recuo de Trump