Mundo

François Hollande se reunirá com presidente do Irã em NY

O presidente francês, François Hollande, se reunirá com o presidente iraniano, Hassan Rohani, na próxima terça-feira, em Nova York

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2013 às 14h08.

Paris - O presidente francês, François Hollande, se reunirá com o presidente iraniano, Hassan Rohani, na próxima terça-feira, em Nova York, informaram hoje fontes diplomáticas francesas em Paris.

O encontro bilateral se realizará fora da programação da Assembleia Geral da ONU. O pedido foi feito pela diplomacia do Irã e o governo francês disse "não conhecer seus objetivos".

Os chefes de Estado falarão principalmente sobre a questão nuclear iraniana, a situação na Síria e as relações bilaterais que são consideradas "pouco desenvolvidas", acrescentaram as fontes.

Paris deseja a abertura do Irã à comunidade internacional e "que dê sinais claros de sua vontade de tornar transparente todo seu programa nuclear, que não tem fins civis claros" e que respeite suas obrigações internacionais, acrescentaram as fontes.

Algo que, lembraram, o Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) ressalta há anos em seus relatórios.

O encontro será o primeiro entre um presidente iraniano e um chefe do estado francês desde o encontro em abril de 2005 entre Jacques Chirac e Mohammad Khatami.

O próprio Hollande antecipou ontem à noite à imprensa que viajava com ele no voo de volta de Mali, para onde foi assistir à posse do novo presidente do país africano, Ibrahima Boubacar Keita, enquanto preparava a reunião com Rohani em Nova York.

O governo francês anunciou há um mês sua disposição para retomar as negociações com o Irã junto com Reino Unido, Alemanha, China, Rússia e Estados Unidos, desde que com a condição que o novo presidente iraniano respaldasse com sinais "sérios" suas declarações sobre seu controvertido programa nuclear.

Em agosto, depois da chegada de Rohani ao poder, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da França, garantiu que se o Irã estiver realmente preparado, "a França, junto com seus parceiros do grupo E3+3, também está disposta a retomar as discussões".

Após chegar à presidência iraniana, Rohani declarou à imprensa inglesa que o Irã não desenvolveria nunca armas nucleares e que estava disposto a falar com a comunidade internacional sobre o programa nuclear iraniano, em "posição de igualdade" e respeito mútuo

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaFrançaFrançois HollandeHassan RohaniIrã - PaísPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA