Mundo

Forças iraquianas recuperam quase metade do oeste de Mossul

"Liberamos quase 50% do oeste de Mossul", garantiu o chefe das operações conjuntas iraquianas, o comandante Taleb Shaghati

Mossul:  (Ahmed Saad/Reuters)

Mossul: (Ahmed Saad/Reuters)

E

EFE

Publicado em 12 de março de 2017 às 09h17.

Mossul (Iraque) - As forças iraquianas recuperaram quase metade do oeste da cidade de Mossul, no norte do Iraque, do controle do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), informou neste domingo à Agência Efe uma fonte militar.

"Liberamos quase 50% do oeste de Mossul", garantiu o chefe das operações conjuntas iraquianas, o comandante Taleb Shaghati, que detalhou que "as forças iraquianas se encontram agora no centro" da parte ocidental da cidade iraquiana, dividida em dois pelo rio Tigre.

Shaghati acrescentou que as unidades militares libertaram, até o momento, um total de 15 bairros no eixo ocidental da cidade.

Nas palavras do comandante iraquiano, "este avanço será o golpe definitivo no terrorismo".

As tropas já haviam assegurado anteriormente o controle de instalações importantes no oeste de Mossul, como a sede do governo regional e o aeroporto.

O exército e a polícia do Iraque realizam uma operação para expulsar o EI da metade oeste de Mossul, seu último grande reduto no Iraque, após começar no último dia 19 de fevereiro a fase final da ofensiva.

No último mês de janeiro, as forças iraquianas conseguiram libertar a metade leste da cidade, que é a terceira mais populosa do país.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIraqueViolência política

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos