Mundo

Forças de Kadafi atacam e invadem cidade rebelde estratégica

Os rebeldes disseram que as forças de Kadafi mataram pelo menos quatro soldados no segundo dia de luta por Ajdabiyah

Rebeldes e armas na Líbia (John Moore/Getty Images)

Rebeldes e armas na Líbia (John Moore/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2011 às 12h02.

Líbia - A artilharia de Muammar Gaddafi bombardeou Ajdabiyah e suas forças abriram caminho pelo interior no domingo, no ataque mais determinado contra a cidade estratégica do leste em pelo menos uma semana. Informações de rebeldes, porém, dão conta de que um ataque aéreo da OTAN atingiu forças leais a Gaddafi nosa arredores da cidade.

Ajdabiyah foi o ponto de partida dos insurgentes na batalha de uma semana pelo controle do porto petrolífero de Brega, a oeste, e sua queda representaria uma importante derrota.

Os rebeldes disseram que as forças de Kadhafi mataram pelo menos quatro soldados no segundo dia de luta por Ajdabiyah. A artilharia DE Kadhafi bombardeou o lado ocidental durante toda a manhã e dois foguetes foram lançados contra o centro da cidade, no meio do dia. Os tiroteios eram constantes.

As ruas estavam desertas e rebeldes guardavam vários cruzamentos e rodavam a cidade em picapes. Os rebeldes, que na maioria são inexperientes em batalhas, tentaram se reorganizar e se reequipar, mas não conseguiram manter o controle de áreas de Brega, na semana passada, contra as forças armadas de Khadafi, que dispõem de melhor armamento.

Missão de paz

Uma delegação de alto nível da União Africana, liderada pelo Presidente sul-africano, Jacob Zuma, deve chegar a Trípoli no domingo para tentar reiniciar as negociações de paz entre os dois lados. Autoridades sul-africano disseram que a delegação, que também incluiu os líderes da Mauritânia, Congo, Mali e Uganda, se reunirá com líderes rebeldes em Benghazi depois de falar com Kadhafi.

Acompanhe tudo sobre:DitaduraMuammar KadafiPolíticaPolíticos

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal