Mundo

Finlândia e Suécia pedem implementação do acordo UE-Mercosul em face das tarifas de Trump

Países reforçam necessidade de um mercado livre com o Mercosul para superar barreiras comerciais dos EUA

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 8 de abril de 2025 às 11h22.

Última atualização em 8 de abril de 2025 às 11h37.

Tudo sobreMercosul
Saiba mais

Finlândia e Suécia defendem o desenvolvimento do livre comércio com outros países em face das tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e defendem a entrada em vigor do acordo com os países do Mercosul, disse a ministra das Relações Exteriores da Finlândia, Elina Valtonen, nesta terça-feira, 8.

Na Finlândia, "somos a favor da abertura de novos canais de comércio e da exploração de novos acordos de livre comércio com outras partes do mundo, e a União Europeia está fazendo um trabalho fantástico na abertura de novas negociações", disse Valtonen ao lado de sua homóloga sueca, Maria Malmer Stenergard.

"Devemos também implementar plenamente o acordo de livre comércio com o Mercosul, que acaba de ser negociado", acrescentou.

A ministra sueca disse que "concordava plenamente" com as declarações de Valtonen.

Em dezembro, a Comissão Europeia negociou um acordo com o Mercosul — formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai — que criaria um mercado de 700 milhões de pessoas.

Mas a França lidera um grupo de países europeus que se opõem à sua ratificação. A ministra da Agricultura da França, Annie Genevard, alertou nesta terça-feira que o pacto não é "um remédio" para as tarifas de Trump.

Se for ratificado, a UE, o primeiro parceiro comercial do Mercosul, poderá exportar mais facilmente carros, máquinas e produtos farmacêuticos, enquanto o bloco sul-americano poderá exportar mais carne, açúcar, soja, mel, entre outros, para a Europa.

O presidente dos EUA assinou uma ordem executiva na quarta-feira para introduzir uma tarifa alfandegária mínima de 10% sobre todas as importações que entram no país e de 20% sobre os produtos da UE.

Acompanhe tudo sobre:MercosulFinlândiaSuécia

Mais de Mundo

Camboja acusa Tailândia de anexar vila na fronteira após trégua

Crise com EUA sobre canal foi superada, diz presidente do Panamá

Quantos anos você teria na Coreia do Sul?

Terremoto deixou 12 feridos e foi percebido na Cidade do México; veja vídeo