Mundo

FAO e OMS pedem esforços para erradicar desnutrição

Representantes de mais de 190 países presentes nesta conferência adotaram a "Declaração de Roma" sobre a alimentação e um "Marco de Ação"

O diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, é visto durante conferência em Roma: "temos que ir além. Nossa responsabilidade é transformar estes compromissos em resultados concretos" (Alberto Pizzoli/AFP)

O diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, é visto durante conferência em Roma: "temos que ir além. Nossa responsabilidade é transformar estes compromissos em resultados concretos" (Alberto Pizzoli/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2014 às 16h51.

Roma - A FAO e a OMS convocaram nesta quarta-feira, em Roma, políticos, cientistas, sociedade civil e setor privado a renovar os esforços para fixar metas mais ambiciosas e erradicar a desnutrição no planeta.

"Parte do nosso desequilibrado mundo ainda morre de fome e a outra parte engorda até a obesidade, ao ponto de a expectativa de vida voltar a diminuir", lembrou Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) no início da segunda conferência internacional sobre nutrição (CIN2).

Representantes de mais de 190 países presentes nesta conferência de três dias - entre eles vários ministros - adotaram na manhã desta quarta-feira a "Declaração de Roma" sobre a alimentação e um "Marco de Ação", que inclui 60 recomendações para lutar contra a desnutrição, as carências alimentares e a obesidade.

"Temos que ir além. Nossa responsabilidade é transformar estes compromissos em resultados concretos. Espero que nesta conferência anunciemos objetivos que vão além dos que foram fixados", insistiu o brasileiro José Graziano da Silva, diretor geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO).

Os debates e as mesas redondas prosseguirão até sexta-feira na sede da FAO em Roma, onde o papa Francisco é esperado na manhã de quinta.

Acompanhe tudo sobre:TrigoAlimentaçãoONUOMS (Organização Mundial da Saúde)

Mais de Mundo

Juíza rejeita pedido para suspender operação migratória de Trump em Minnesota

Japão fica sem pandas pela primeira vez em mais de 50 anos

EUA pode registrar primeira queda populacional da história em 2026

Veteranos na Dinamarca realizam marcha silenciosa após críticas de Trump à Otan